FOLK MONÇÃO COMEÇA DOMINGO

0 116

MONÇÃO

32.ª Edição FOLKMONÇÃO | “O MUNDO A DANÇAR”

 

A poucos dias da 32.ª edição do FOLKMONÇÃO, o Alto Minho já está preparado para receber, uma vez mais, o Mundo a Dançar. O Festival que este ano decorre de 30 de julho a 7 de agosto, contará com a presença de grupos oriundos de nove países de quatro continentes.

A organização cabe ao Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, sobre a orientação de Boaventura Rodrigues, ao qual se juntam cerca de 120 voluntários.

Os espetáculos espalham-se por todo o distrito. Além de Monção, que recebe duas Galas na Praça Deu-la-Deu e a Gala de Abertura em Barbeita, o Festival estende-se pelos concelhos vizinhos: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Vila Nova Cerveira e, este ano, também na vizinha Espanha em Salvaterra do Miño e Vilanova de Arousa. A entrada é livre e gratuita em todos os locais.

O início dos espetáculos está previsto para as 22h00, à exceção dos que se vão realizar em Espanha – 21h30 – e o primeiro em Barbeita, com início marcado para as 20h00. Neste dia, o programa inclui um convívio no qual participam os grupos, empresas que apoiam a iniciativa e público inscrito. Os grupos participantes desfilam, ainda, no dia 3 de agosto, quinta-feira, na feira semanal, pelas principais ruas da terra da Coca e do Alvarinho. O alojamento será na Escola EB 2.3 de Monção e as refeições decorrem na cantina da mesma. Nesta invasão de cor, ritmo, alegria e diferença cultural, Monção vai acolher com a habitual hospitalidade os seguintes grupos: 1. Da cidade de Rancagua – Chile, vem o Ballet Folclórico Nacional de Rancagua com as danças tradicionais muito coloridas, cheias de originalidade e temperamento aliadas às melodias e danças guerreiras da ilha de Páscoa. 2. Da Cidade de México – México, chega a Compañia Mexicana de Danza Folklórica com a sua reconhecida qualidade artística e alegria na reprodução das tradições mexicanas. 3. Da cidade de Lima – Perú a associação cultural Qhaswa apresentando ricas coreografias com os temas das suas tradições e dos seus rituais. 4. Da cidade de Cantanhede – Portugal o grupo folclórico Cancioneiro de Cantanhede que é um exímio representante do folclore da região da gândara e da bairrada que exibe com alegria e elegância as suas lindas danças e musicas. 5. Da cidade de Nairobi – Quénia o grupo Africa Tumbas com o seu bem conhecido ritmo e rufar dos tambores. 6. Da cidade de Krasnodar – Russia Folk Dance Ensemble Stanitsa com o folclore tradicional num programa rico e variado com as suas danças ritmadas e acrobáticas. 7. Da cidade de Nong Khai – Tailandia – o grupo Khok Khon Witthayakhom School Dance Group que mostrará as suas danças através de movimentos com extrema leveza. 8. Da cidade de Taipei – Taiwan – o grupo Yi-Hui Dance Theatre & Sonia Dance Studio que mostrará as suas danças tradicionais bem como danças modernas, reconhecidas pela harmonia das suas interpretações. 9. Da cidade de Maya – Yakutia – o folk dance ensemble Katalik, que nos vai trazer toda uma cultura da região siberiana da Rússia.

Para toda esta envolvência cultural estará naturalmente o Rancho da Casa do Povo de Barbeita com experiência amealhada desde 1959 ao longo das aplaudidas participações nos mais reconhecidos festivais (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Espanha continental e ilhas, França, Holanda, Hungria, Itália, Suíça, Andorra, Turquia, Polónia e, claro, Portugal e regiões autónomas).

O Festival Internacional de Danças Folclóricas “FOLKMONÇÃO” é um dos principais eventos de dança do mundo, reconhecido pela UNESCO, sendo, do mesmo modo, um dos maiores e importantes festivais de Verão do Alto Minho. Esta edição traz, uma vez mais, a toda a região Minhota e Galega, belas músicas, tradições e a interculturalidade de todo o mundo. Através da divulgação de novas experiências, conhecimentos e emoções, espera-se também um impacto turístico e económico na região. A Organizaçã

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta