73 obras do Museu Bienal de Cerveira na Assembleia da República

73 obras da Coleção do Museu Bienal de Cerveira vão ser apresentadas na Assembleia da República, no âmbito das comemorações do 25 de abril de 1974 e dos 40 anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira. A exposição “Arte, Resistência e Cidadania” leva à casa da Democracia, a partir de 19 de abril, artistas que marcam a evolução da arte contemporânea em Portugal.

No ano em que se assinala o quadragésimo aniversário da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) promove, em parceria com a Assembleia da República, uma mostra de fotografia, pintura, desenho, escultura, serigrafia e instalação de 68 artistas. Trata-se de uma exposição de autores que integram a Coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, composta por cerca de 600 obras de arte contemporânea.

Segundo o Presidente da FBAC, Fernando Nogueira “esta mostra é o reconhecimento do prestígio da bienal de arte mais antiga do país e da Península Ibérica, também ela consequência do 25 de abril, da sua utopia e ânsia criativa”.

A exposição “Arte, Resistência e Cidadania. Os artistas da Bienal Internacional de Arte de Cerveira e a Democracia” propõe, assim, uma reaproximação histórica e física ao panorama artístico português e internacional, a partir de uma das manifestações mais marcantes das artes plásticas do país.

“Esta mostra é também uma paragem obrigatória de uma viagem que se prolonga até Vila Nova de Cerveira, de 10 de agosto a 23 de setembro, na XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, onde a experimentação artística, a investigação e a atividade expositiva como meio de reflexão sobre a cultura visual contemporânea têm lugar cativo”, acrescenta Fernando Nogueira.

Artistas representados: Agostinho Santos, Alberto Pinto, Alberto Vieira, Alírio, Álvaro Lapa, Álvaro Queirós, Amaral da Cunha, Américo Silva, Ana Fernandes, Ana Vidigal, Ângelo de Sousa, António Dacosta, António Sampaio, Artur Bual, Augusto Canedo, Cabral Pinto, Carlos Barreira, Clara Menéres, Cruzeiro Seixas, David de Almeida, Din Matamoro, Edgardo Xavier, Eduardo Nery, Elsa César, Eurico Gonçalves, Fátima Mendonça, Gerardo Burmester, Gracinda Candeias, Helena Almeida, Henrique do Vale, Henrique Silva, Inez Wijnhorst, Isaque Pinheiro, Jaime Isidoro, Jiri Kolár, João Carqueijeiro, Jorge Llopis, José Rodrigues, Juan Gil Segovia, Justino Alves, Laura Martínez, Manuel Baptista, Manuel Dias, Márcia Luças, Margarida Leão, Maria José Aguiar, Mário Américo, Marta Lima, Miguel d’Alte, Milica Rakic, Nuria Villa Vicente, Paulo Neves, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Pedro Casqueiro, Ricardo Angélico, Robert Schad, Rui Anahory, Rui Ferro, Rui Pimentel, Rute Rosas, Samuel Rama, Scoditti, Sobral Centeno, Xurxo Oro Claro, Yoshito Arichi, Zadok Ben-David, Zulmiro de Carvalho.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta