AO NORTE COMEMORA 22 ANOS DE ATIVIDADE

0 203

Fundada em 1994, a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual é uma associação sem fins lucrativos, sedeada em Viana do Castelo, que alia a formação e a produção de documentários à atividade cineclubista. As atividades que promove perseguem três vertentes principais: a divulgação de cinema, a produção de documentários e a formação. 

Na área da divulgação e do trabalho cineclubista promove sessões de cinema semanais, as Sessões Cineclubistas, no Cinema Verde Viana. Já exibiu centenas de filmes, muitos deles destinados aos alunos das escolas, com o objetivo de formar novos públicos. Mantém um Centro de Documentação de Cinema, uma DVDteca e uma galeria com exposições permanentes. Criou e gere um portal na Internet, o LUGAR DO REAL, um sítio de visionamento de documentários, de filmes e vídeos escolares e de fotografia documental, disponibilizados para fins pedagógicos, de investigação e culturais.

Além de vários projetos audiovisuais, produziu vinte e seis documentários de carácter etnográfico e social. No campo da formação promove, regularmente, workshops e organiza cursos e ações de formação junto das escolas, atividade que se estende pelos projetos Olhar o Real, Vídeo na Escola, Histórias na Praça, Os Lumière na Sala de Aula, Cinepoesia e O Filme da Minha Vida, atividades que abrangem crianças e jovens desde o pré-escolar ao ensino superior.

Na área da literacia audiovisual, a AO NORTE fundou, juntamente com cinco associações europeias ativas na intervenção cultural e social o YEAD, Young European (Cultural) Audience Development, um projeto que, através do cinema, permite a jovens criadores dos vários países trabalharem em novas estruturas culturais e conteúdos através de um programa de workshops paralelos e intercâmbios entre países.

A AO NORTE organiza, anualmente, os Encontros de Cinema de Viana, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, iniciativa que já vai na sua décima sexta edição. Estes Encontros, dedicados à capacidade formativa e pedagógica do cinema, afirmam-se como uma experiência única no meio cultural da região e do país, ao proporcionar um espaço comum de partilha, formação e debate em que confluem estudantes de cinema e das escolas de região, cineclubistas de Portugal e da Galiza e público em geral, enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico.

Um outro Festival organizado pela AO NORTE, desta vez em parceria com a Câmara Municipal de Melgaço, é FILMES DO HOMEM, Festival Internacional de Documentário de Melgaço. É à volta de três palavras-chave, Identidade, Memória e Fronteira, que FILMES DO HOMEM se desenha e encontra a sua identidade.

Organiza, ainda, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de S. Lourenço da Montaria, o Montaria_Documentário e Património Rural, uma iniciativa que pretende refletir, com o documentário, sobre o mundo rural e valorizar o património e os recursos endógenos.

Atualmente, esta associação tem o estatuto de ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) e o de utilidade pública. Em 2014, a Câmara Municipal de Viana do Castelo atribuiu-lhe o galardão de Instituição de Mérito.

Links úteis

http://www.ao-norte.com/

http://lugardoreal.com/

http://www.filmesdohomem.pt/

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta