Apreensão de carne em Viana do Castelo

0 12488

VIANA DO CASTELO

A GNR de Viana do Castelo, em coordenação com a Autoridade de Segurança Alimentar – ASAE realizou uma operação para dar cumprimento a 15 mandados de busca (três buscas domiciliárias, quatro a explorações agrícolas, um num estabelecimento comercial / talho e sete em veículos) todos no concelho de Viana do Castelo.

A operação foi desencadeada noa passados dia 01 e 02 de abril, tendo sido empenhados 23 militares deste Comando (Investigação Criminal, Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente e dispositivo territorial), 9 inspetores, sendo que uma era Médica Veterinária da ASAE.

Durante a operação foram apreendidos diversos utensílios utilizados no abate de animais (facas, cutelos, alicates, tesouras…); uma balança, carimbos e documentos falsos, chips, brincos para identificação animal e alicates para a sua aplicação; uma arma para abate de animais de grande porte e 41 cartuchos para a respetiva arma; 335kg de carne ovina (35 carcaças); 23 animais vivos (19 ovinos e 4 bovinos) e quatro motorroçadoras.

Na sequência da ação, procedeu-se à detenção de dois indivíduos, de nacionalidade portuguesa, residentes no concelho de Viana do Castelo, com 36 e 51 anos de idade, e à constituição de arguido de um terceiro indivíduo, com 17 anos, também natural e residente no concelho de Viana do Castelo. Os suspeitos foram detidos em flagrante delito e estão indiciados na prática do crime de abate clandestino, sendo que os dois detidos já possuem antecedentes criminais por crimes desta natureza. Um dos detidos, além do abate clandestino, também está indiciado pela prática do crime de recetação e falsificação de documentos.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta