Arquivo de Paredes de Coura recebe estudantes

O Arquivo Municipal de Paredes de Coura (AMPCR) assinalou, hoje, (sexta-feira, dia 8) o Dia Internacional dos Arquivos, que se celebra a 9 de junho, promovendo uma visita guiada ao 3ºB, do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura.

Acompanhados por duas docentes, os alunos foram recebidos pela Diretora do Arquivo Municipal, que lhes explicou a missão e a importância do AMPCR na preservação do património arquivístico concelhio.

A turma teve ainda a oportunidade de explorar, na sala de leitura, a mais recente mostra documental intitulada “Retratistas e Fotógrafos de Coura (sécs. XIX-XX)”, inaugurada no dia 25 do passado mês de maio, pelo Presidente da Câmara Municipal, Vítor Paulo Pereira, no âmbito das comemorações dos 10 anos de abertura ao público do Arquivo Municipal.

A exposição evoca fotógrafos profissionais e amadores, que ao longo de mais de um século retrataram a paisagem, os monumentos e as gentes de Paredes de Coura, em momentos cruciais e espaços públicos simbólicos, e que contribuíram com a sua perseverança e meios técnicos, para a democratização da fotografia no concelho. A par dos documentos fotográficos, inclui elementos cénicos originais, que revelam a fotografia enquanto construção.

Conforme enfatiza o sociólogo Albertino Gonçalves, no texto que escreveu para a mostra do AMPCR, intitulado “O Fascínio da Fotografia”, “seria ingénuo acreditar que as fotografias são independentes do produtor, do fotógrafo e do editor. As fotografias não se resumem a meras cópias da realidade. Convocam o olhar e a arte. Dependem do ângulo, da perspetiva, do propósito e de um sem número de detalhes e decisões” (…).

Implantado no coração da vila, na emblemática Rua Conselheiro Miguel Dantas, fronteiro ao jardim público, o Arquivo Municipal de Paredes de Coura, aberto ao público no dia 5 de maio de 2008, está vocacionado para a preservação do património documental concelhio, de caráter histórico e administrativo.

C.

Nova exposição patente no Arquivo

Nova exposição patente no Arquivo

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta