ARTESÃ ISILDA PARENTE NOMEADA NOS PRÉMIOS NACIONAIS DE ARTESANATO

A artesã vianense Isilda Parente foi nomeada para o “Prémio Nacional do Artesanato 2017″, na categoria de “Grande Prémio Carreira”, criado pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

As votações nas diferentes candidaturas nomeadas para este prémio são online de decorrem até 25 de novembro.

O Prémio Nacional do Artesanato tem por objetivo incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, distinguindo artesãos que se destacam pelas competências técnicas e profissionais e pela excelência dos resultados alcançados, assim como agentes e entidades públicas e privadas com intervenções relevantes na promoção das artes e ofícios.

O Prémio é constituído por 6 categorias: Grande Prémio Carreira; Prémio Inovação; Prémio Empreendedorismo Novos Talentos; Prémio Investigação; Prémio Promoção para Entidades Privadas; e Prémio Promoção para Entidades Públicas

Esta iniciativa pressupõe uma votação pela Internet, tendo em vista promover a participação da comunidade nesta iniciativa, através do voto nas candidaturas nomeadas por um Comité de Avaliação nas várias categorias. O voto processa-se por submissão eletrónica, entre 15 e 25 de novembro de 2017, podendo ser escolhida uma das nomeações em cada categoria e não podendo o utilizador votar mais do que uma vez.

A votação é realizada através do seguinte link:

https://certvote.com/mballot/262110/registration

Isilda Parente, cidadã de mérito de Viana do Castelo, em 1985 começou a dedicar-se profissionalmente ao artesanato, velando sobretudo pela qualidade do bordado e pela preservação dos motivos e padrões genuínos que tão bem o identificam.

Contudo, tal não significou que se tenha limitado a manter o bordado já conhecido mas procurou e conseguiu fazê-lo evoluir. Nesse processo, foi imprescindível um grande empenho na procura de novas cores, texturas e composições que se adaptassem ao contexto atual, tendo sempre o cuidado de nunca descaracterizar o bordado tradicional.

Este esforço tem vindo a ser reconhecido, sendo prova disso os diversos prémios já conquistados e os diferentes países (tais como Espanha, França, Alemanha; Itália; Brasil e Japão) onde Isilda Parente tem dado a conhecer o seu trabalho, através de várias exposições. Para a sua difusão muito contribuiu também o trabalho realizado com o estilista Nuno Gama, através de uma interessante simbiose entre a moderna alta-costura e a velha tradição alto-minhota.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta