CAIS DOS PESCADORES DE CAMINHA PRONTO NO INÍCIO DE 2018

0 117

Os pescadores de Caminha terão o seu novo cais já no início do próximo ano. A modernização do Cais dos Pescadores, ou Cais da Rua, com implementação de condições de segurança e funcionalidade é um sonho da classe piscatória com mais de quatro décadas. A obra começou em finais de junho, num investimento global de cerca de 900 mil euros, que contempla a requalificação e revitalização da Frente Ribeirinha da sede do concelho.

Guilherme Lagido e Rui Lages, respetivamente vice-presidente e vereador da Câmara Municipal; o capitão-tenente Cervaens Costa, comandante da Capitania do Porto de Caminha; Augusto Porto, presidente da Associação de Profissionais de Pesca do Rio Minho e Mar;  um administrador da Docapesca e os empreiteiros (obra e empresa responsável pela fiscalização dos trabalhos) foram alguns dos participantes de uma visita que teve como objetivo fazer o ponto da situação e avaliar as alterações realizadas e eventuais ajustes.

Neste momento a evolução dos trabalhos permite apontar para o início de 2018, provavelmente até para o mês de janeiro, como data de conclusão da obra do cais. No decurso da visita foram explicadas algumas soluções técnicas adotadas, fruto de ajustes normais neste tipo de intervenções, inclusive sugeridos também pelos representantes dos pescadores.

A modernização do Cais de Pesca integra, como referimos, o projeto de requalificação da marginal de Caminha, e prevê, especificamente, o aumento da área útil do cais, o prolongamento da ponte-cais, a reparação/beneficiação da rampa-varadouro e das estruturas para amarração as embarcações e recuperação das escadas para acesso às embarcações, a instalação de um novo guincho na rampa e o incremento da capacidade de atracação dos barcos. O investimento é financiado pelo Programa Operacional Mar 2020 em 75%.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta