Caminha acolhe fim de semana gastronómico

0 129

CAMINHA

Apresenta “Robalo Escalado do Mar da Ínsua” e leite creme queimado

e um programa de animação variado

Até ao próximo domingo, dia 11, o concelho de Caminha acolhe mais um Fim de Semana Gastronómico. Este certame apresenta o “Robalo Escalado do Mar da Ínsua”, como prato principal, e o tradicional leite creme queimado, na sobremesa. Há ofertas nos restaurantes e descontos nos empreendimentos turísticos aderentes. Esta é uma organização do Turismo do Porto e Norte de Portugal, E. R., que tem como parceiros a Câmara Municipal de Caminha e os Empresários do Concelho de Caminha. Para complementar o certame, o Município preparou um programa de atividades variado.

O fim de semana gastronómico volta a destacar um dos produtos do nosso mar, o robalo. No concelho de Caminha estão envolvidos mais de três dezenas de restaurantes e mais de uma dezena de empreendimentos turísticos com ofertas e descontos especiais. Os restaurantes aderentes vão oferecer um copo de vinho da região e os empreendimentos turísticos aderentes 20% de desconto nas noites de sexta-feira e sábado.

Além da gastronomia, o fim de semana gastronómico oferece um programa de atividades diversificado. Há cinema, mostra de produtos gastronómicos locais, exposições, conferência, visita ao património do concelho e vários espaços que poderá visitar.

Assim, nos dias 9 e 10, pelas 21H30, está em exibição no Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, o filme ‘As cinquenta sombras livre’ de James Foley. O bilhete custa 3 € e a bilheteira reverte a favor dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora.

No dia 10, as sugestões são muitas. Das 9H00 às 13H00, em Caminha, decorre o Feirão de Tradições – Os sabores do campo, onde o visitante pode adquirir produtos agrícolas locais de qualidade. O Valadares, Teatro Municipal vai acolher uma conferência sobre a Rota do Megalitismo e Arte Rupestre, uma organização da CIM AltoMinho.

Nos dias 10 e 11, os amantes da arte podem visitar a Exposição Retrospetiva 2017 ou a Exposição Permanente de Arqueologia, ambas patentes no Museu Municipal de Caminha. Também, há vários espaços ligados à cultura e história do concelho passíveis de serem visitados, com destaque para o Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha, cuja entrada é gratuita; o Núcleo Museológico da Memória, Arte e Ofícios de Riba de Âncora; Moinhos D’Apardal e ainda o Centro de Interpretação Museológica do Vale do Âncora.

Recorda-se que Caminha diferencia-se também pela gastronomia rica e diversificada que oferece em qualquer altura do ano. Para promover o turismo gastronómico são muitos os eventos que o Município organiza ou apoia. Exemplos disso são o projeto “Lampreia do rio Minho – Um prato de excelência”, a Caminha Doce, a Mesa de Páscoa, a Festa do Mar e da Sardinha, o Festival do Bife de Espadarte, a Festa do Rio e a Festas das Solhas, entre outros.

 

 

SÁBADO – 10 MARÇO

 

FEIRÃO DE TRADIÇÕES – OS SABORES DO CAMPO

MOSTRA DE PRODUTOS AGRÍCOLAS LOCAIS

Hora: 09H00 – 13H00

Local: Junto ao Mercado Municipal de Caminha

 

ROTA DO MEGALITISMO E ARTE RUPESTRE

 

CONFERÊNCIA

11H00 – 13H00

Organização: CIM Alto Minho

“Os Primeiros Habitantes do Vale do Minho”

Prof. Doutor Sérgio Monteiro Rodrigues – Universidade do porto

Prof. Doutor João Pedro Cunha-Ribeiro – Universidade de Lisboa

Prof. Doutor Eduardo Méndez-Quintas – (CENIEH)

Prof. Doutor Alberto Gomes –  Universidade do Porto

Prof. Doutor Manuel Santoja – ( CENIEH)

Prof.  Doutor Alfredo Pérez-González – (CENIEH)

 

“O Megalitismo e a Arte Rupestre no Alto Minho. Mapa atualizado para Novas Rotas da arte paleolítica”

Profª. Doutora Ana Bettencourt – Universidade do Minho

 

14H30 – 17H00

VISITA DE ESTUDO AO PATRIMÓNIO DO CONCELHO

Inscrições gratuitas através do e-mail: museu@cm-caminha.pt

 

AS CINQUENTA SOMBRAS LIVRE

CINEMA / Drama

Hora: 21H30

James Foley, 2018, EUA, M/16

Local: Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora

Reservas: T 913928313

Os bilhetes podem ser adquiridos na Sede dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora e nos dias da exibição no Cineteatro.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta