‘Cerveira Saudável’ 18 :: Caminhos de Santiago (por etapas) são o grande destaque

0 94

Vila Nova de Cerveira é um município saudável. Prova disso são as 16 iniciativas que se realizam entre março e novembro. 

Com uma calendarização diferenciada, apelativa e transversal a todas as idades, e numa estreita parceria com as coletividades do concelho, Cerveira alia o desporto e bem-estar ou convívio com a natureza. Ao longo dos próximos meses, os fins-de-semana a programação apresentada pretende consolidar a promoção de sessões monitorizadas de exercício físico para todas as idades. Para a edição deste ano, o Município de Vila Nova de Cerveira propõe uma novidade: a realização do caminho até Santiago de Compostela, em seis etapas, aos segundos domingos de cada mês, com transporte do ponto de partida e o respetivo regresso.

A Vale Mais esteve à fala com a Vereadora da Ação Social, Aurora Viães, que nos disse que “o grande destaque desta edição 2018 são os Caminhos de Santiago por etapas. Com esta atividade, estamos a superar as expectativas, e prova disso é que em escassas horas da abertura de inscrições, o número de vagas previstas esgotou, estando a ponderar-se uma segunda edição deste percurso”.

“Esta ideia surgiu na sequência da candidatura feita para a valorização do Caminho Português da Costa e do sentir que as pessoas gostariam de fazer o percurso, mas deparavam-se com algumas dificuldades em gerir as vidas particulares de modo a fazê-lo de uma só vez. A definição de etapas ao longo de seis meses faz com que as pessoas possam organizar a sua vida pessoal e laboral, no sentido de poder cumprir um sonho. A organização não é difícil, sempre e quando se tenham parceiros à altura, como é o caso dos Celtas do Minho, porque se conjuga o interesse com o saber fazer e a vontade de desenvolver projetos de todos e para todos”.

No entanto, Aurora Viães não esquece as outras atividades.

“Não podemos deixar de referir a inclusão de novos trilhos pedestres associados ao projeto vencedor do Orçamento Participativo 2017”.

São seis trilhos pedestres que promovem a visita por algumas freguesias do concelho e respetivos pontos de interesse, nomeadamente o ‘Trilho da Gávea’, o ‘Trilho Alto Picoito’, a Ecopista do Rio Minho, o ‘Trilho Alto da Pena’, o ‘Trilho dos Engenhos e dos Folhões’, e o ‘Trilho da Carranca’ (com almoço vegetariano), para além de uma Caminhada Solidária a Favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Em relação às restantes atividades do projeto, a vereadora destacar “a profícua colaboração com as associações culturais, recreativas e desportivas do concelho, cuja adesão é muito significativa”.

Da programação constam ainda uma sessão de danças de salão ao ar livre, uma experiência de remo e uma ação de sensibilização de combate à obesidade animal com provas físicas para os animais.

Este é um projeto consolidado, cuja primeira edição remonta a 2010, e todas as atividades realizam-se aos sábados e/ou domingos.

Balanço muito positivo

“O balanço que fazemos tem obviamente de ser positivo. Ao longo destes anos de iniciativa têm-se adaptado horários e dias de semana, de modo a ir ao encontro da disponibilidade das pessoas. E realmente, nos últimos dois anos, temos sentido uma maior adesão por parte da população. No entanto, este programa não vive só da adesão dos cerveirenses, ele traz ao nosso concelho um número alargado de visitantes. E esta é também uma mais valia do projeto, já que permite a troca de experiências e o convívio mediante a consciencialização para a saúde e o bem-estar”, assevera Aurora Viães.

Danças de salão, experiências de remo e combate à obesidade animal

“As Danças de salão são uma atividade já habitual no programa do ‘Cerveira Saudável, e implica não só uma demonstração de algumas danças de salão, mas a possibilidade de experimentar esta arte, numa estreita parceria com a escola Pé de Dança”. “Já a experiência de remo é, também, uma atividade comum à programação anual do projeto e adaptável a todos os públicos. O objetivo é possibilitar um primeiro contacto com a modalidade do remo, e que pode decorrer através da experimentação no tanque náutico ou em pleno rio Minho, com uma experimentação individual ou em grupo, dependendo das capacidades e competências que forem aferidas pelos monitores do remo. Esta é uma atividade dinamizada pela Associação Desportiva e Cultural da Juventude Cerveira”.

“Depois há uma inovação apresentada pela Associação Patas e Patas e visa sensibilizar a população em geral para a causa animal. Este ano, mais do que uma cãominhada, a proposta é um percurso com diferentes desafios que testam as habilidades dos caninos e dos seus tutores. Os objetivos no fundo são dois: para além do combate ao sedentarismo e a obesidade animal, é também intuito sensibilizar para a importância da socialização animal. Um animal sociável é um animal saudável”.

Valorização e dinâmica desportiva

Com a dinamização a viver das inscrições voluntárias da população em geral, esse é o grande desafio deste programa, conseguir desenvolver atividades que captem a atenção/interesse da população criando rotinas saudáveis.

Enquanto serviço público de qualidade, a Câmara Municipal tem obrigatoriamente de se preocupar com questões não só burocráticas e organizacionais, mas também com a sua comunidade, no sentido de os envolver em atividades e eventos que promovam estilos de vida saudáveis e adequados. Simultaneamente, este evento permite divulgar e promover todo um património histórico, cultural, ambiental e patrimonial a cerveirenses e visitantes.

O Município de Vila Nova de Cerveira procura ser parceiro ativo na valorização da dinâmica desportiva, criando condições e desenvolvendo a atividade física e o desporto enquanto valor de melhoria da qualidade de vida das populações, mas também na aquisição e partilha de valores necessários para coesão social.

Calendário das atividades

Abril

Dia 8: Caminho de Santiago Tuy- Redondela (29kms).

Dia 22: Caminhada Solidária a Favor da LPCC, às 09h00, no Parque de Lazer do Castelinho.

Maio

Dia 6: Ação de combate à obesidade animal, às 09h30, no Parque de Lazer do Castelinho.

Dia 13: Caminho de Santiago Redondela-Pontevedra (24kms).

Dia 20: Trilho Alto Picoto (9,3kms).

Junho

Dia 3: Percurso Ecopista do Rio Minho, às 09h00, no Parque de Lazer do Castelinho.

Dia 10: Caminho de Santiago Pontevedra-Caldas de Rei    (23kms).

Julho

Dia 7: Trilho Alto da Pena (10,8kms), 21h00, na Capela de Nossa Srª da Pena.

Dia 8: Caminho de Santiago Caldas de Rei-Padrón (19kms).

Setembro

Dia 9: Caminho de Santiago Padrón-Santiago (24kms).

Dia 16: Trilho dos Engenhos e dos Folhões (6kms), às 09h00, na Capela do Sr. Dos Esquecidos.

Outubro

Dia 14: Remo, às 09h00, nas Instalações da ADCJC.

Dia 21: Danças de Salão, às 10h30, no Terreiro.

Novembro

Dia 4: Trilho da Carranca (5kms), com almoço vegetariano, na Igreja de Gondarém.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta