CHEF EVARISTO CARDOSO É O PADRINHO DO “Cordeiro à Moda de Monção”

0 886

Hoje, ao final da manhã, no Museu do Alvarinho, foi apresentado o padrinho da candidatura de Monção ao concurso da RTP 1 “7 Maravilhas à Mesa”, a mesa “Cordeiro à Moda de Monção”.

Trata-se de Evaristo Cardoso, natural de Monção, 76 anos de idade, Cidadão de Mérito do Município, antigo chef na seleção nacional de futebol e proprietário do famoso restaurante “Solar dos Presuntos”, em Lisboa. Inaugurado em outubro de 1974, têm sido frequentado pelas mais destacadas figuras da política, do desporto e das artes, a nível nacional e, mesmo, internacional.

Evaristo tem aproveitado, sempre, as oportunidades para promover a gastronomia e os vinhos de Monção. Por isso, como disse, é com orgulho que manifesta disponibilidade para apadrinhar a candidatura, no que para ele é uma homenagem da sua terra.

António Barbosa está entusiasmado com a candidatura e apela aos monçanenses e aos minhotos (é a única mesa do Minho nos pré-finalistas) a, na medida das suas possibilidades, disponibilizarem um plafond para a votação que é telefónica (para o número 760 10 70 47).

TRANSFORMAR A ECONOMIA DE MONÇÃO

O autarca refere Evaristo Cardoso como a escolha mais óbvia para o apadrinhamento e considera que a passagem à final e a eventual vitória poderá mudar, mesmo, a economia de Monção, com os restaurantes a funcionarem em pleno todos os dias e não, apenas, ao fim de semana. Tudo, notou, até agora, com um insignificante investimento para o Município.

Do meio milhar de candidaturas, 49 são pré-finalistas. Entre elas, a em Monção. Em 2 de setembro, durante o programa a realizar em Lagoa, no Algarve (a Câmara Municipal de Monção disponibiliza um autocarro para quem que queira deslocar para assistir ao vivo ao programa), serão conhecidos dois dos finalistas (a final é a 16 de setembro). Durante este tempo, o edil António Barbosa irá percorrer Monção, “de ponta a ponta”, para sensibilizar os monçanenses a votarem na Mesa de Monção.

 Entretanto, Evaristo Cardoso vai promover, estes dias, um almoço com figuras públicas e onde pretende também promover a mesa “Cordeiro à Moda de Monção”.

Esta, além deste propriamente dito (popularmente conhecido por “Foda”), envolve o alvarinho e a aguardente velha da Brejoeira, o património local simbolizado no Palácio da Brejoeira e a sua adega, o Museu do Alvarinho (melhor museu do vinho em 2018) e a Feira do Alvarinho.

e 2

e 3

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta