Dia Europeu sem Carros em Viana do Castelo ‘dá’ viagem gratuita no Funicular de Santa Luzia

0 324

O município de Viana do Castelo vai assinalar amanhã, 22 de setembro, o Dia Europeu sem Carros, disponibilizando viagens gratuitas no Funicular de Santa Luzia. Entre as 9h00 e as 20h00 de sábado, será possível aproveitar gratuitamente um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, na mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros.

A Avenida dos Combatentes da Grande Guerra será encerrada ao trânsito automóvel entre as 9h00 e as 18h00. Às 10h00, terá início um Passeio de Bicicleta, com a presença do ciclista Rui Sousa, com o local de partida a ser em frente à Escola da Avenida.

Às 11h00, acontece a Caminhada do Passeio da Memória, que terá também início na Escola da Avenida, com um custo de inscrição de 5 euros, numa iniciativa que acontece em parceria com a Alzheimer Portugal, Hope Respostas Sociais, Clube de Remo de Viana.

O Dia Europeu sem Carros é uma campanha nascida em França em 1998, sendo que em 2000 a União Europeia adotou-a a nível europeu, e pretende ser um dia para a consciencialização das populações e decisores para as questões da mobilidade e qualidade de vida urbana, a celebrar anualmente no dia 22 de setembro. Pelo sucesso da iniciativa, a partir de 2002 foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta