Eurocidade Valença-Tui a “dar cartas” em 19 modalidades desportivas

P1140814

Um total de 29 eventos, envolvendo 19 modalidades e 24 clubes (16 de Tui e oito de Valença), ocupam o calendário desportivo da Eurocidade Valença-Tui. Este decorre até final do ano e “nunca foi tão ambicioso”. A vertente desportiva tem sido a “ponta de lança” deste projeto, dado ser a área em que há menos entraves burocráticos à cooperação transfronteiriça.

Na oportunidade, Jorge Mendes, edil valenciano, anunciou que será já no próximo dia 24 que, finalmente, será formalizada a assinatura do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) e que virá, espera-se, a reforçar o relacionamento entre os dois lados da fronteira minhoto-galaica.

NÃO FAZEM ‘PUTO’ SENTIDO

Conforme referiu o autarca, as autoridades comunitárias têm uma “clara orientação em torno da Europa”, não obstante alguns “enfoques nacionalistas e independentistas”. Todavia, como referiu o vereador José Monte, “somos uma região que dá cartas na Europa e no mundo”.

No entanto, a par dos programas de apoio à cooperação transfronteiriça, a Europa “cria barreiras de dificultam a cooperação”. Vítor Dias, diretor no Norte do Instituto Português da Juventude (IPDJ). Nesse sentido, exemplificou com a impossibilidade de formação de uma empresa ou associação luso-galaica (“tem de ser formada uma de cada lado”). “Não  fazem ‘puto’ sentido” – enfatizou.

A apresentação decorreu hoje, dia 8, em Valença, no Centro de Inovação e Logística, com a presença de representantes dos dois lados da fronteira, incluindo os chefes dos municípios de Valença e Tui, Jorge Mendes e Carlos Padín;  respetivos vereadores do Desporto e Cultura, José  Monte e Andrés Urseira, responsáveis regionais da Galiza e o diretor regional do IPDJ.

EPIC RACE É A NOVIDADE

O Epic Race Pontevedra, cujas etapas 6 (Redondela-Valença) e 7 (Valença- A Lama) passam pela Eurocidade, a 7 de abril, é a principal novidade no calendário. Trata um “desafio de bicicleta que exige o melhor dos ciclistas”. No total, os participantes percorrerão 550 km e 14, Km de desnível. Um desafio de bicicleta que exige o melhor dos ciclistas. Estes enfrentarão  trajetos pela província de Pontevedra, durante o dia e a noite.

As outras duas novidades são o “Swin & Run Eurocidade” (corrida e natação), a 30 de junho, e a Prova de Orieatação da Eurocidade, a 14 de outubro.

Foi deixada, ainda, uma prova de lamento pelo facto do Rali da Eurocidade, em novembro, ainda integrar qualquer calendário oficial federativo das federações dos dois países ibéricos. Não obstante, como frisou Jorge Mendes, a Eurocidade estar inserida numa Euroregião com um dos maiores clusters ibéricos do setor automóvel, com fábricas dos dois lados da fronteira.

Calendário Eventos Desportivos Eurocidade 2018

3 fevereiro- II TT Eurocidade – Jipes

17 fevereiro – III Taça São Teotónio

24 fevereiro – II TT Eurocidade – Motas

4 março – VII BTT Eurocidade

Trilhos Eurocidade (Trilho Sabores da Lampreia-18 março; Andaina San Telmo – 7 abril; Trilho da Fortaleza – 6 maio; Trilho do Aloia ao Faro (noturna) – 28 julho; Ruta Histórica de Tui (noturna) – 11 agosto; Trilho de Boivão – 2 setembro; Andaina da Pedra Santa – 6 outubro)

24 a 26 de março – IV Torneio Eurocidade Basquetebol

7 abril – III Taça San Telmo

7 abril – Epic Race

10 junho – VII Eurocidade 10

17 junho – VII Torneio de Futebol de 7 Eurocidade

24 junho – V Torneio de Kung Fu Eurocidade

30 junho – Swin&Run Eurocidade

Julho – II Festival Aéreo

7 julho – IV Torneio de Judo Eurocidade

29 julho – III Descida de Boias da Eurocidade

Agosto – VI Torneio de Andebol Eurocidade

4 agosto – Travessia a Nado Eurocidade

Setembro – V Torneio de Hóquei Eurocidade

Setembro – IV Torneio de Xadrez Eurocidade

Setembro e outubro – V Torneio de Ténis Eurocidade

14 outubro – I Prova de Orientação Eurocidade

Novembro – V Torneio de Baile Desportivo Eurocidade

Novembro – Rali Eurocidade

10 novembro – III Trail Noturno Eurocidade

Dezembro – Troféu Natação Eurocidade

Dezembro – II Concentração Motar Eurocidade

Dezembro – I Campeonato de Portugal e Espanha de Enduro Sprint

Dezembro – I Campeonato de Yole Eurocidade

Dezembro – II Liga Padel Eurocidade

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta