FERIADO MUNICIPAL REGRESSA AO 12 DE MARÇO

0 85

Decisão aprovada em sessão camarária realizada na segunda-feira à noite, 30 de outubro, na sede da Junta de Freguesia de Longos Vales, será agora objeto de análise e votação na Assembleia Municipal de dezembro.

A Câmara Municipal de Monção, reunida na noite de segunda-feira, 30 de outubro, na sede da Junta da Freguesia de Longos Vales, aprovou, por maioria, com a abstenção dos vereadores do PS, a fixação do feriado municipal no dia 12 de março, data da atribuição da carta de foral ao município pelo Rei D. Afonso III, em 1261.

Esta decisão revoga a deliberação da Assembleia Municipal de Monção de 17 de novembro de 2014, a qual instituiu o feriado municipal na quinta-feira de Corpo de Deus, devendo agora ser analisada e votada na reunião da Assembleia Municipal de dezembro.

António Barbosa referiu que esta decisão visa repor a normalidade (deliberação aprovada no dia 27 de dezembro de 2002, em sessão da Assembleia Municipal de Monção), após interrupção de três anos, período em que o feriado foi comemorado na quinta-feira do Corpo de Deus.

Adiantou: “A atribuição da carta de foral é algo valioso para determinado território visto reconhecer a sua importância geoestratégica e económica na região. Em Monção, o Rei D. Afonso III concedeu-nos esse privilégio no dia 12 de março de 1261. Esta é a data da criação do nosso município. É nesta data que devemos comemorar, com orgulho, o nosso feriado”.

O autarca monçanense referiu ainda que conta com o envolvimento de todos para que esta data seja comemorada como merece. Nesse sentido, porque as grandes superfícies comerciais tem sido avessas ao encerramento neste dia, referiu que irá reunir com os responsáveis para que tenham uma verdadeira noção da importância deste dia para todos os monçanenses.

A celebração da Carta do Foral representa a afirmação da identidade monçanense e a ancestralidade da sua história, bem como a valorização das suas tradições e do património cultural das suas gentes. Constitui também uma excelente oportunidade para a promoção do concelho nas mais variadas áreas de intervenção.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta