FORMAÇÃO AUTÁRQUICA

A Federação da Juventude Socialista do Alto Minho realizou no passado dia 14 de Abril uma Formação Autárquica na Junta de Freguesia da Areosa – Viana do Castelo.

Foram convidados para esta formação o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa; o Deputado da Assembleia da República e da Assembleia Municipal da Maia, João Torres; o Deputado da Assembleia Municipal de Valença, Óscar Silva; e o candidato à Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Nuno Silva.

Como é ano de Eleições Autárquicas, a Federação da JS Alto Minho entendeu que deveria ser realizada uma formação com o objetivo principal de elucidar os nossos jovens para a questão autárquica, para que fossem esclarecidas as funções gerais dos vários organismos públicos autárquicos (Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Junta de Freguesia), as suas funções, as ligações institucionais entre si e a relação do poder local com a Assembleia da República.

O evento foi transmitido pela plataforma Face Time do Facebook, sendo possível a sua visualização na página oficial da Federação da Juventude Socialista do Alto Minho. Ao mesmo tempo que foram colocadas questões nos comentários, estas foram transmitidas aos oradores para que respondessem às dúvidas de quem assistiam à formação. Deste modo conseguiu-se que, mesmo as pessoas que não puderam assistir à Formação in loco, puderam faze-lo de forma online, esclarecendo as suas dúvidas.

No final da formação, a Federação da JS Alto Minho desafiou a o público com um exercício prático. Colocou-se o seguinte tema: “Criação do Conselho Municipal de Juventude”, onde metade da plateia iria defender o “Não” e a outra metade o “Sim”. Foram dados 10 minutos para debater em grupo e defesa de posição em 3 minutos, com dois “direito de resposta” de 2 minutos cada. Os representantes de cada posição argumentaram e defenderam os seus pontos de vista, sendo necessário conceder mais um “direito de resposta” para cada uma das posições, demonstrando que as pessoas gostam e interessam-se por assuntos políticos.

Deste modo, concluímos que a formação foi um grande sucesso, a sala da Junta de Freguesia da Areosa ficou cheia de jovens socialistas e população em geral, demonstrando que o interesse político existe e que a população anseia por poder expressar a sua voz sempre e não apenas nos períodos eleitorais. No entanto, apenas não sabem como faze-lo, sendo por isso de extrema importância informar todos como, quando, onde e de que forma a voz do cidadão se faz ouvir de forma efetiva.

A Federação da Juventude Socialista do Alto Minho expressa a maior gratidão à Junta de Freguesia da Areosa por nos facultar o seu espaço.

Filipe Taveira – Presidente da JS Valença

ARTIGOS SIMILARES

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta