Iniciativa “Sente a História” leva concertos a 30 locais históricos do Alto Minho

Arranca este domingo, dia 13 de maio, a iniciativa “Sente a História – Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos” que, até julho de 2019, vai realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. O concerto inicial terá como palco a Igreja Matriz de Ponte de Lima que vai receber às 16h00 a atuação da Filarmónica de Vila Nova de Anha, conduzida pelo maestro Paulo de Barros Areias.

Ainda nesse dia, às 18h00, realizar-se-á uma visita guiada ao Museu dos Terceiros também em Ponte de Lima. Instalado em duas casas religiosas associadas à Ordem Franciscana (o extinto Convento de Santo António dos Capuchos e o edifício da Ordem Terceira de São Francisco), foi constituído museu na década de 70 do século XX, com a criação do Instituto Limiano – Museu dos Terceiros.

O programa cultural “Sente a História – Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos”, centrado na capacitação, valorização e no desenvolvimento de competências de diferentes gerações de músicos locais, bem como na criação de novos talentos, envolve os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Além de permitir uma experiência de história ao vivo, onde a música vai ao encontro da arquitetura dos monumentos, contempla três linhas de programação (bandas filarmónicas, coros e jovens solistas do Alto Minho em contexto de música de câmara), tendo como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.

De modo a fomentar os tesouros patrimoniais do Alto Minho, os dias em que ocorrerem os concertos serão também de património aberto, ocorrendo ainda visitas e tours guiados.  Os horários das aberturas e os locais de interesse a visitar serão divulgados em www.senteahistoria.com, app e redes sociais da iniciativa. Em simultâneo irá decorrer um passatempo onde os visitantes poderão registar fotografias suas, tiradas nessas visitas e concertos, habilitando-se a ganhar vouchers para desfrutar em restaurantes da região.

A iniciativa é organizada pela CIM Alto Minho, produzida pela Eventos David Martins e cofinanciada pelo Norte2020 – Programa Operacional Regional do Norte e encontra-se integrada no Ano Europeu do Património Cultural em Portugal.

Evento: “Sente a História: Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos”
Tipologia: Concerto Filarmónica de Vila Nova da Anha
Data: 13 de maio
Hora: 16h00
Local: Igreja Matriz – Ponte de Lima
Preço: Entrada gratuita e não sujeita a inscrição
Site: http://senteahistoria.com/home/
__________________________________________________________________________
Evento: “Sente a História: Ação Promocional de Música e Património – Novas Abordagens, Novos Talentos”
Tipologia: Visita Guiada ao Museu dos Terceiros
Data: 13 de maio
Hora: 18h00
Local: Museu dos Terceiros – Ponte de Lima
Preço: Entrada gratuita e não sujeita a inscrição
Site: http://senteahistoria.com/home/

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta