INSTALADA COMISSÃO DE APOIO À POPULAÇÃO IDOSA DE ARCOS DE VALDEVEZ

Foi no Dia da Amizade, que se comemora a 20 de julho, que foi instalada a Comissão de Apoio à População Idosa de Arcos de Valdevez (CAPI).

A criação desta Comissão visa promover e proteger os idosos do concelho de Arcos de Valdevez, que se encontrem em situação de abandono, isolamento social, solidão, marginalização ou maus tratos e cuja situação represente uma ameaça ao seu bem-estar e segurança.

Conforme consta do Regulamento aprovado pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e pela Assembleia Municipal, a CAPI será constituída pelos representantes das seguintes entidades: Câmara Municipal de Arcos de Valdevez; Guarda Nacional Republicana; Delegação de Saúde Pública de Viana do Castelo; Unidade de Cuidados da Comunidade ; 4 representantes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (Centro Paroquial e Social de S. Jorge, Centro Paroquial e Social de Rio Frio, Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade, Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Arcos de Valdevez); Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e Rede Local de Intervenção Social.

A Comissão contará ainda com o apoio do Ministério Publico em protocolo a celebrar entre as duas entidades.

O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, referiu que a instalação da CAPI, é o culminar de um longo trabalho realizado no âmbito da Rede Social Local, dirigido aos “jovens há mais tempo” e que muito tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida deste grupo da população.

Acrescentou que o Plano Municipal do Idoso, é um bom exemplo deste trabalho em rede e das medidas que têm sido tomadas no sentido de promover o bem-estar dos idosos do concelho.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta