Lindoso prepara-se para o Pai Velho

PONTE DA BARCA

O Município de Ponte da Barca promove, de 09 a 13 de fevereiro, um conjunto de atividades que prometem animar o fim de semana de Carnaval e motivar uma visita a este concelho do Alto-Minho. A confeção do tradicional Cozido à Portuguesa, incluído na iniciativa Domingos Gastronómicos, constituirá decerto um desses mobiles. A iguaria, que é confecionada com os enchidos, as carnes e legumes da região, aos quais se adiciona o saber – fazer tradicional da “mão barquense” que o prepara e lhe confere o seu tão especial sabor, pode ser encontrada no domingo, dia 11 de fevereiro, em qualquer um dos restaurantes aderentes: Adega do Artur, Churrasqueira Barquense, Jaime Gomes, O Emigrante, O Kibom, O Moinho, S. Martinho (Crasto), S. Martinho (Lindoso), Santana, Tempus Hotel&Spa, Varanda do Lima, algumas das casas que vão oferecer, de resto, durante seis fins de semana (entre os meses de Fevereiro e Novembro), os melhores aromas e sabores de Ponte da Barca. Na segunda-feira, 12 de fevereiro, a Praça da República vai ser palco de um Baile de Carnaval com a atuação do Grupo Ympério Show, a partir das 21h30, e Concurso de Máscaras.

O Entrudo do Pai Velho, uma das últimas celebrações mais tradicionais do nosso país, acontece ao longo de dois dia – no dia 11 de fevereiro, “Domingo Gordo”, e dia 13 de fevereiro, Terça-feira de Carnaval. A iniciativa realiza-se neste magnifico cenário das terras altas onde tem lugar o engalanado cortejo que transporta o Pai Velho pelos lugares para que o povo se junte à festa e celebre os dias de Carnaval. Em frente dos espigueiros e da eira comunitária, e tendo como pano de fundo o Castelo Medieval, o busto de madeira do Pai Velho é transportado sempre nas manhãs de domingo (às 10h30) e terça-feira (às 13h), com a realização de um momento de humor protagonizado junto ao cruzeiro (dia 11 às 11h30) e com muita animação musical, através do encontro de concertinas e das desgarradas (dia 11, das 14h30 às 23h30 e dia 12 das 14h30 às 23h30). O momento alto do entrudo tradicional de Lindoso acontece no dia 13, a partir das 23h30, com o velório, a queima do Pai Velho e a leitura do seu testamento.Festa da Pequenada e Desfile de Carnaval das Escolas

A pensar especialmente nas crianças, a autarquia barquense preparou, também, uma festa com inúmeras atividades que vão fazer as delícias dos mais pequenos. De 09 a 11 de fevereiro, a Praça da República transforma-se na Festa da Pequenada, espaço onde vão estar à disposição insufláveis, pinturas faciais, mascotes, entre outras atividades. No dia 09, na sexta feira, às 14h30, tem ainda lugar o Cortejo de Carnaval das Escolas do Concelho pelas ruas da vila.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta