Monção celebra feriado municipal

0 143
Imagem de Monção celebra feriado municipal

Monção celebra o Feriado Municipal no dia 12 de março, segunda-feira, data da atribuição da carta de foral pelo Rei D. Afonso III, em 1261, com um conjunto diversificado de atividades que visam enaltecer a importância deste dia, através da realização de momentos simbólicos e iniciativas focalizadas no desenvolvimento económico e turístico do nosso concelho.

O Feriado Municipal regressa ao dia 12 de março, após um interregno de três anos, em que a celebração teve lugar na quinta-feira do Corpo de Deus. O programa preparado pela autarquia releva a nossa identidade coletiva e a ancestralidade da nossa história, bem como a valorização do património construído e das tradições locais.

Pelas 10h00, é inaugurada a exposição “No passado, refletimos o nosso futuro”, na Praça Deu-la-Deu, apresentando “uma mão cheia de projetos para tornar Monção uma vila mais acessível e atrativa”. Meia hora depois, no mesmo local, tem lugar a abertura do Mercado Medieval com a presença de artesãos e a realização de jogos lúdicos.

O programa comemorativo prossegue no Cine Teatro João Verde, pelas 11h00, com cerimónia de entrega de títulos honoríficos e condecorações, antecedida pela saudação da Banda Musical de Monção, filarmónica com mais de duzentos anos de existência.

O período da tarde é dedicado à memória e à cultura. Com início às 15h30, a Associação Filarmónica Milagrense recria o Foral de Monção “Monzon 1261” com um percurso teatral pelo Núcleo Medieval de Monção, passando pela Praça Deu-la-Deu, Rua Conselheiro Adriano Machado, Largo de Camões, Largo João Verde, Largo de Oliveira e Arquivo Municipal.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta