“PAI VELHO” :: Um dos entrudos mais autênticos do país acontece no Lindoso

IMAGEM DE “PAI VELHO” :: Um dos entrudos mais autênticos do país acontece no Lindoso

De 10 a 12 de Fevereiro cumpre-se em Lindoso, Ponte da Barca, a tradição do “Pai Velho”, um dos raros e autênticos entrudos do país, que acontece ao longo de dois dia – no dia 11 de fevereiro, “Domingo Gordo”, e dia 13 de fevereiro, Terça-feira de Carnaval.

A iniciativa realiza-se neste cenário das terras altas onde tem lugar o engalanado cortejo que transporta o Pai Velho pelos lugares para que o povo se junte à festa e celebre os dias de Carnaval. Em frente dos espigueiros e da eira comunitária, e tendo como pano de fundo o Castelo Medieval, o busto de madeira do Pai Velho é transportado sempre nas manhãs de domingo (às 10h30) e terça-feira (às 13h), com a realização de um momento de humor protagonizado junto ao cruzeiro (dia 11 às 11h30) e com muita animação musical, através do encontro de concertinas e das desgarradas (dia 11, das 14h30 às 23h30 e dia 12 das 14h30 às 23h30).

O momento alto do entrudo tradicional de Lindoso acontece no dia 13, a partir das 23h30, com o velório, a queima do Pai Velho e a leitura do seu testamento.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta