Paredes de Coura LEGO® FAN WEEKEND’18 é este fim de semana

0 205

Redescobrir icónicos monumentos como a Torre de Hércules, da Corunha, ou o Cristo Redentor localizado no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro. Mosaicos representando algumas obras de arte, como por exemplo ‘Guernica’, de Pablo Picasso, ou ‘O Grito’, de Edvard Munch. Icónicos monumentos de várias partes do mundo como a Catedral de Santiago de Compostela, a Torre de Londres, o Castelo de Neuchwanstein, a Ponte de Rialto ou a Torre dos Clérigos. Réplicas de automóveis e comboios, capas de álbuns de banda desenhada, naves espaciais, cenário do Astérix, uma representação da aldeia de Piodão, mas também revisitar filmes e séries de TV são alguns dos muitos motivos para uma visita obrigatória ao Paredes de Coura LEGO® FAN WEEKEND’18, de sexta-feira até domingo, 8 a 10 de junho, numa das três iniciativas, a par de Skærbæk (Dinamarca) e Köbe (Japão), dedicadas aos AFOLs – Adult Fan of LEGO® e com entrada livre.

Este tipo de eventos denominados “HUB Events” decorre de uma iniciativa do departamento AR&P – AFOL Relations & Programs da marca dinamarquesa, com o propósito de criar iniciativas regionais em zonas estratégicas do globo, tendo no caso de Portugal como parceira a Comunidade 0937, em colaboração com o Município de Paredes de Coura.

O regresso do Fan Weekend a esta pequena vila no coração do Alto Minho tem despertado o entusiasmo no mundo e imprensa especializadas, ao ponto de desde logo na primeira edição do “Paredes de Coura Fan Weekend 2016 – LEGO® Fan Event” ter sido considerada por muitos como dos melhores eventos do ano ( http://brickset.com/article/25154 ).

 Mais de 20 milhões de peças

Das duas anteriores edições, destacam-se as mais de 20 milhões de peças coloridas, tantas que se alinhadas alcançariam 630 quilómetros — a distância que separa o Minho (Valença) ao Algarve (Albufeira) pela autoestrada –, que fizeram a delícia de quantos passaram pelo “Paredes de Coura Fan Weekend”, iniciativa que, num formato inédito, só tem paralelo no Japão e na Dinamarca, país sede da marca Lego®, juntando mais de 200 AFOLs – Adult Fan of LEGO® provenientes de todo o Mundo.

Recorde-se que das edições anteriores, para além das 20 milhões de peças coloridas, há também a registar os quase 4 milhões de euros de valor de mercado de todas as peças utilizadas e isso exclui o trabalho criativo. Foram necessárias 27 mil horas de trabalho para montar todas as peças em exposição, distribuídas pelos mais de 200 participantes provenientes de 20 países da Europa, América do Sul, América do Norte e Oceânia, o que demorou cerca de 20 dias a montar, mas, se executado por uma só pessoa, levaria o equivalente a 9 anos de trabalho.

 ‘Paraíso na Terra’ para os adultos fãs de Lego®

Vários funcionários da Lego® confirmaram a sua presença neste evento por se tratar de uma oportunidade com muito potencial para comunicar em simultâneo e de uma só vez com fãs de diversos países do mundo. Estão inscritos mais de 200 participantes de 20 países diferentes e de lugares tão díspares como EUA, Austrália, Brasil, Noruega, Sérvia ou Aegentina.

O que motiva estes participantes a deslocarem-se a Paredes de Coura para o Fan Weekend? O Fan Weekend é mais do que apenas uma exibição de construções Lego®. É também a oportunidade para desfrutar da capacidade criativa dos AFOLs, que rivalizam em sentido estético com alguns dos mais cotados criadores ao nível das artes plásticas.

Estes participantes têm também a oportunidade de participar em palestras e oficinas especializadas, trocar impressões sobre experiências, técnicas de construção, organização de atividades, etc. À parte dos assuntos temáticos há ainda tempo para alguma diversão e pequenos concursos de modo a promover a confraternização entre os participantes e manter a tradição dos eventos anteriores, onde a imprensa internacional apelidou Paredes de Coura como o “Paraíso na Terra” para os adultos fãs de Lego®.

Por tudo isto, todas as expectativas estão direcionadas para o Paredes de Coura LEGO® FAN WEEKEND’18, acreditando que vai superar todos aspetos que fazem deste encontro internacional de AFOLs – Adult Fan of LEGO® mais uma iniciativa memorável, fazendo convergir para a nossa vila a nata dos mais criativos em construções com as pequenas peças coloridas, traduzindo-se também em movimento de pessoas e importante fator dinamizador da economia local.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta