PEDALAR E CAMINHAR NA 3.ª MELHOR ECOPISTA DA EUROPA

Dia 12 de novembro, domingo, os municípios do Vale do Minho organizam a iniciativa “Pedalar e Caminhar pelas Greenways”, celebrando o título de 3.ª melhor Via Verde da Europa, distinção alcançada no dia 28 de setembro, em Limerick, na Irlanda, nos 8.th European Greenway Award.

Com início em Seixas (Caminha), às 9h00, e conclusão em Monção, às 12h15, no Parque da Lodeira, estão programadas passagens do testemunho entre Lanhelas (Caminha) e Gondarém (Vila Nova de Cerveira), às 9h30, entre Vila Meã (Vila Nova de Cerveira) e São Pedro da Torre (Valença), às 10h30, e entre Friestas (Valença) e Lapela (Monção), às 11h45.

A aposta concertada dos municípios de Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Caminha permitiu potenciar a Ecopista criando um corredor verde, paralelo ao rio Minho, com 46 quilómetros de extensão que proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo, ribeiros e panorâmicas sobre o rio minho, margem galega e património edificado.

A Ecopista atravessa os quatro concelhos, destinando-se a passeios pedonais, de bicicleta, patins em linha e skate. A sua procura tem permitido reforçar a oferta turística da região com um produto de natureza excelente que presenteia os utilizadores com alguns dos aspetos mais cativantes do Vale do Minho.

Refira-se que o primeiro troço da Ecopista do Rio Minho entre as localidades de Monção e Valença, numa extensão total de 17 quilómetros, foi inaugurada no dia 14 de Novembro de 2004 pelo Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, Jorge Borrego.

cartaz greenways

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta