PIANISTA AMÍLCAR VASQUES-DIAS EM MONÇÃO PARA CONCERTO

0 284

Amílcar Vasques-Dias vai estar hoje em Monção, no Cine-Teatro João Verde, a apresentar “Encantante”. Este prestigiado pianista e compositor é natural de Monção (Badim), onde nasceu há 72 anos de idade, e detentor de uma vasta carreira, inclusive, a nível internacional, na Europa e América.

A música do concerto que, agora, efetuará em Monção, promete ser uma revisitação de lugares e afetos que marcaram a sua vida e caráter. “Se Ao lume, recorda o colo do seu avô em Basim, Azinheira de Silêncio é a imponente árvore no monte do Alentejo. Já a Sonata de Beethoven podia ouvir-se das janelas das casas dos seus pais em Monção, nas noites quentes de verão…”, lembra a promoção do concerto.

E acrescenta-se: “Composição e improvisação convivem nesta viagem entre a lareira do Minho e o lume do chão do Alentejo, fazendo assim de Encantante um concerto único, íntimo, irrepetível”.

Refira-se que, em junho último, o Município de Monção atribuiu a Amílcar Vasques-Dias o título de cidadão de mérito/medalha. Na altura, a apresentação de uma ópera da sua autoria impediu-o de estar presente na cerimónia.

Amílcar Vasques-Dias, paralelamente à sua actividade de compositor, mantém projectos de fusão do piano “erudito” com músicas tradicionais, nomeadamente com o cante alentejano, e o cante flamenco.

Recordemos que, já em 2014, Amílcar Vasques-Dias foi destaque na revista VALE MAIS, com uma grande entrevista publicada na edição de dezembro desse ano.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta