Portugal / Brasil – A descoberta continua, a partir de Monção

0 198

MONÇÃO

No próximo dia 20 do corrente mês de abril (6ª feira), vai decorrer, nas instalações da EPRAMI (Escola Profissional Alto Minho Interior), em Monção, o Colóquio Portugal / Brasil – A descoberta continua, a partir de Monção.

A iniciativa envolve a Câmara Municipal de Monção, Casa Museu de Monção/Universidade do Minho e outras entidades. Com ele se pretende celebrar o Dia da Comunidade Luso-Brasileira e o momento histórico em que Pedro Álvares Cabral avista terra do Brasil, onde é hoje Porto Seguro, a 22 de abril de 1500. Foi essa a data que o Senado Brasileiro aprovou como “Dia da Comunidade Luso Brasileira” – iniciativa que viria a ser ratificada por Portugal.

 A efeméride é celebrada em todo o Brasil, com grande empenho dos Portugueses, mas passa quase despercebida em Portugal. Esta iniciativa dará oportunidade de debate em torno de questões de Emigração, Cidadania e Lusofonia, a nível nacional, com particular enfoque para o Minho e, em especial, Monção.

O programa comporta dois painéis, um de manhã, sobre as “Dimensões do Poliedro da Emigração”, e outro de tarde, acerca da “Emigração e Cidadania”. Destaque, ainda, para a presença, na sessão de encerramento, de José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

O evento tem, como palestrantes, Manuela Aguiar, Ernesto Português, J. Barreto Nunes, Rui Miguel Pires, Arcelina Santiago, Francisco Alves, Isabel Cristina Mateus, Alexandra Esteves e Carlos de Lemos. A moderação será de Graça Guedes e Nassalete Miranda. A Comissão Científica integra Graça Guedes, Viriato Capela e Alexandra Esteves.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta