Projeto Aldeia Feliz leva conforto aos idosos de Paredes de Coura

Vinte e cinco estudantes do curso de Medicina da Universidade do Minho vão percorrer as casas e aldeias de Paredes de Coura, a partir de hoje e até quinta-feira (dias 10, 11 e 12) levando, porta a porta, conforto especialmente aos mais vulneráveis, em razão da idade, do estado de saúde, do isolamento e carências sócio afetivas.

É o Projeto Aldeia Feliz promovido pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho, que em articulação com o Município de Paredes de Coura e as Juntas de Freguesia procura fazer a intervenção comunitária na área da promoção da saúde, propondo a realização de visitas aos idosos pelas freguesias, nos seus domicílios e meio natural de vida.

Os 25 estudantes de Medicina, organizados em cinco equipas, aplicarão os conhecimentos adquiridos no contacto com as pessoas idosas previamente identificadas pelas Juntas de Freguesia.

Os estudantes farão rastreios e avaliação de parâmetros de saúde, avaliação do ambiente e condições no domicílio, sensibilização para o risco de quedas, sensibilização para hábitos alimentares, bem como outras informações de promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas. Efetuarão também os respetivos registos em grelhas e questionários, que traduzirão resultados individuais. No final dos trabalhos far-se-á uma avaliação coletiva por freguesia

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta