Recriação Histórica do Torneio de Valdevez neste fim de semana

Invista o seu petiz Cavaleiro e assista ao deslumbramento da Moura Encantada do Paço de Giela

[ 7 e 8 de julho]

 Um dos momentos cruciais para a formação de Portugal ganha vida no Paço de Giela, monumento nacional, a 7 e 8 de julho, acolhendo este espaço uma verdadeira viagem à idade média e ao século XII que irá envolver cerca de 700 figurantes.

O Recontro de Valdevez, uma espécie de contenda/torneio medieval, evitou uma batalha quase certa que deu uma importante vantagem aos portucalenses e às ambições autonomistas do seu jovem monarca, ganha vida nesta que é já a sua 3.ª edição, com dois dias cheios de dança, música e atividades, das 15h às 00h, neste Monumento Nacional.

No sábado, a partir das 15h00 decorrerão espetáculos diversos e atividades no acampamento militar, seguindo-se, pelas 17h30 as perícias de Cavaleiros (Espetáculo Equestre). Depois, terá a oportunidade de investir o seu petiz cavaleiro, com a Investidura dos Cavaleiros Petizes. Um dos momentos altos do programa que faz as delícias dos mais pequenos.

Seguidamente ocorrerão espetáculos diversos e atividades no acampamento militar, sendo de destacar o momento do Deslumbramento da Moura Encantada no Paço da Giela. A Moira de Giela, que ainda hoje se passeia pelas margens do Rio Vez, esperando o seu cavaleiro prateado, num cavalo branco de neve, e com um pendão onde brilha um castelo d’oiro sobre vermelho de sangue!

 Pelas 22h00, acontece a Recriação histórica: “O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo). No domingo a animação continua, sendo de destacar à noite, após o segundo espetáculo da recriação histórica, o espetáculo musical e de encerramento desta edição.

Tanto crianças como adultos desfrutarão da animação que este evento irá oferecer, nomeadamente estórias de cavaleiros, fadas e dragões, mini-liça de torneios de armas a cavalo, minitendas medievais, hora de brincar e jogar, pinturas faciais, estórias medievais para petizes, recriação histórica e artes performativas, personagens, rábulas e estórias, música e dança, vivência castrense, prática de esgrima e dança, calígrafo e grafias medievais e animação itinerante.

De referir ainda que a Câmara Municipal colocará à disposição dos interessados transporte gratuito, devidamente identificado, e com partidas de 15 em 15 minutos desde a avenida Recontro de Valdevez, situada no Campo do Trasladário, em frente à cafetaria DNA, e o Paço de Giela.

 Programa

DIA 7 DE JULHO (sábado)

15h00 / Paço de Giela:

  • Abertura de Portas, da Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento e do Castelo dos Infantes e Petizes
  • Espetáculos diversos e atividades no acampamento militar

 

17h30

·         Perícias de Cavaleiros (Espetáculo Equestre)

18h00

  • Investidura dos Cavaleiros Petizes
  • Espetáculos diversos e atividades no acampamento militar

 

19h00

 

·         O Deslumbramento da Moura Encantada no Paço da Giela

 

19h30

  • Animação e comedorias nas Tabernas do Largo do Sustento

22h00

  • recriação histórica: “O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo)

 

23h00

  • Bailias animadas ao Som dos Trovadores

 

02h00

  • Fecho de Portas

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta