Sexo&Amor :: Aprenda a dialogar

0 280

Uma boa capacidade de comunicação é fundamental em qualquer relação, sobretudo nas amorosas: os mal-entendidos e os ressentimentos tornam-se muito frequentes.

E isto é particularmente verdade no que toca ao sexo. Nem todas as pessoas se sentem confortáveis em verbalizar as suas necessidades ou em dialogar sobre problemas da vida sexual do casal. O resultado são grandes dramas sexuais, muitas vezes ignorados ou mal interpretados e que podem originar desavenças desnecessárias.

Uma boa capacidade comunicativa num casal passa por diálogos fluidos, em que ambos podem exprimir o seu ponto de vista, sem que haja interrupções ou críticas.

Um bom comunicador, por seu turno, não é aquele que apenas escolhe bem as palavras e leva a sua avante numa discussão: é o que ouve o outro e responde adequadamente. Uma comunicação eficaz permite que ambos os lados exprimam a sua opinião.

Mas mesmo os casais com hábitos de diálogo podem ter dificuldade em conversar sobre sexo. Criem um boa comunicação usando capacidades verbais e físicas que ajudem o parceiro a perceber as suas necessidades.

Aceitem as vossas diferenças

Os homens e as mulheres nem sempre aceitam bem as reações do parceiro face a situações de stress.Quando são confrontados com um problema, os homens tratam logo de arranjar estratégias para o solucionar.

Já as mulheres tendem a sentir o problema e a ouvir antes de agirem. Estas diferenças podem originar desavenças quando os casais discutem questões emocionais e sexuais, pois os parceiros trazem expectativas e necessidades diferentes para essa conversa.

Use linguagem corporal

Nós compreendemos e reagimos de maneira instintiva à linguagem corporal dos nossos companheiros. Estamos programados para reagir a um sorriso, um beijo, uma carícia – isto para não falar dos indícios de teor sexual.

Da próxima vez que o seu companheiro lhe fizer algo do seu agrado, deixe o seu corpo exprimir o que sente.

Curve-se e enrole as suas pernas em torno dele, ou incline-se para lhe proporcionar uma melhor posição de penetração. Todos os pormenores são importantes e mostrarão ao seu parceiro que está a gostar, sem que tenha de dizer uma só palavra. Com o tempo, ele irá habituar-se a procurar estes indícios, por isso, quando não estivera reagir de uma forma tão intensa, ele saberá mudar de posição ou de velocidade para lhe agradar.

Comunique de forma positiva

Nunca se queixe ou dê uma opinião desfavorável durante o sexo, a não ser que esteja mesmo desconfortável -  caso contrário, pode arruinar o clima e, até, causar uma discussão. Tente, antes, exprimir o que sente de uma forma positiva. Diga-lhe que que ele está a fazer é bom, mas que, se experimentasse de outra forma, poderia ser ainda melhor. Quando ele souber quais são os toques e carícias que você prefere, poderá proporcionar-lhe muito mais prazer – e vice-versa.

ARTIGOS SIMILARES

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta