UMA MENTE SAUDÁVEL

0 41

Uma boa saúde mental é fundamental para uma boa vida sexual.

Se nos sentirmos relaxada, autoconfiantes e optimistas, estas características transbordarão para o acto sexual.

Pelo contrário, se estivermos stressadas, preocupadas e consumidas com pensamentos negativos sobre o nosso corpo e a nossa relação ou sobre a vida em geral, o mais provável  é que isto também se repercuta negativamente. Se algum aspeto da sua vida sexual não funciona, isso tanto pode ser fruto de questões corporais como da sua mente. Felizmente, há muitas formas de começar a sentir-se bem consigo mesma.

Pensamento positivo

Sermos positivos connosco mesmos e com as pessoas que amamos é crucial para manter uma mente saudável. Demasiadas vezes os nossos pensamentos começam por “não posso” e “não sou”. Quando eliminar estes pensamentos negativos, ficará com mais espaço para os positivos. Em vez de “odeio as minhas coxas, preciso de perder peso”, experimente pensar “tenho um programa para ficar em forma”. A primeira linha de pensamento vai deitá-la abaixo e fazê-la sentir-se mal consigo mesma, enquanto que a segunda é construtiva e coloca o poder de decisão nas suas mãos.

Cada um destes pensamentos está centrado no mesmo objectivo, ficar em forma, mas os seus resultados são muito diferentes.

Por muito simplista que isto lhe pareça, a melhor forma  de criar uma mente saudável é gostando mais de si. Se for cuidadosa consigo mesma, impedirá os pensamentos negativos  de a dominarem e não ficará obcecada com emoções negativas.

Um exercício muito útil é escrever os seus pensamentos e experiências  negativas em pedacinhos de papel e queimá-los ou deitá-los fora. À medida que os papéis  forem ardendo, verá como a metáfora parece tomar forma e os pensamentos na sua cabeça se desvanecerão.

Aceitar o seu passado sexual

Se as inibições a impedirem de desfrutar da sua vida sexual, experimente isto: identifique os seus pensamentos negativos sobre o sexo em geral e sobre a sua sexualidade em particular. Escreva-os em tiras de papel. Leia-os, um de cada vez, e pergunte a si mesma: De onde veio esta mensagem? Quem me disse isto? Será verdade? Será que posso criar novas regras para mim? Assim que descobrir os factores que a impedem de gozar a sua vida sexual ao máximo, saberá lidar melhor com os pensamentos negativos e criar  um estado mental mais saudável, dentro e fora do quarto.

Filosofia de vida

Provavelmente sente uma grande variedade de emoções nos diferentes momentos da sua vida: uma alegria imensa quando é bem sucedida, raiva e frustração no fracasso, momentos de ansiedade e preocupação, uma dor intensa perante a perda de alguém que lhe era querido, e uma grande felicidade quando encontra um novo amor. É vulgar não conseguirmos gerir as emoções positivas e negativas que ocorrem, naturalmente, nas nossas vidas.

A vida é um equilíbrio delicado, mas se mantivermos a nossa mente saudável e a vida sexual intacta é muito mais fácil enfrentar os altos e baixos ao longo do percurso.

Numa altura em que os dias são maiores e o verão está aí à porta aproveite para usufruir de momentos únicos de prazer e satisfação. Faça programas com a sua cara metade, use e abuse de todos os momentos do dias sempre com pensamentos positivos.

ARTIGOS SIMILARES

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta