Valença celebra o Dia das Letras Galegas

Valença não fica indiferente ao Dia das Letras Galegas. Este dia, 17 de maio, de celebração em torno da língua galega, (feriado na Galiza) começou a celebrar-se no ano de 1963, coincidindo com a celebração do centenário da primeira edição dos Cantares Galegos de Rosalía de Castro.

Em Valença, a iniciativa é da Eurocidade e enquadra-se na partilha de culturas e no estreitamente de laços entre Valença e Tui.

Este ano, a Galiza, homenageia a figura da escritora e professora María Victoria Moreno Márquez. Todos os anos evoca-se uma personalidade que se tenha destacado pela sua criação literária em língua galega ou pela defesa da língua.

Para comemorar este dia, Valença recebe várias iniciativas.

Andrea Pousa, a voz da Galiza que triunfa por esse mundo fora dará um concerto, no Jardim das Amoreiras, na Fortaleza, às 17h30. Canções do disco ‘Respirar’ e a interpretação do Hino Galego marcarão este espetáculo que será acompanhado com a leitura de poesia galaico-minhota a cargo do Bruxo Queimán.

Entre as 15h00 e as 17h00, a Praça da República, também na Fortaleza, será palco de um workshop de cozinha raiana a cargo de João Guterres. O Caldo Verde, as pataniscas de bacalhau, a lampreia fumada recheada, os callos, as madalenas serão alguns dos sabores que estão disponíveis na iniciativa ‘Valença à Mesa’.

Os sons das gaitas de foles da Galiza, stands com literatura em galego e uma mostra de artesanato raiano completam a programação deste dia.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta