VIANA ANIMA-SE COM A FEIRA MEDIEVAL

0 233

O centro histórico de Viana do Castelo regressa, este fim de semana, à época medieval e aumenta, nesta X edição, o número de expositores.

Durante os três dias serão várias as recriações da vida quotidiana entre artes e ofícios, comércio, música, dança e teatro, para relembrar as vivências da Idade Média, em mais uma edição da “Feira Medieval”.

 Este ano são mais de 200 feirantes e artesãos vindos de todo o país que trazem para as ruas do centro histórico hábitos e costumes caraterísticos daquele período.

 “Ao longo dos anos a procura por parte dos de feirantes e artesãos de vários pontos do país tem crescido e, percebemos que a nossa Feira Medieval já é reconhecida no roteiro da «Feiras Medievais de Portugal», afirma a direção da Vianafestas, entidade organizadora do evento.

 Entre ruas, praças e jardins a Feira Medieval estende-se ao longo de 14 artérias do centro histórico de Viana que regressam à época através de mais de 50 horas de animação.

Os visitantes e habitantes de Viana do Castelo serão transportados até ao longínquo ano de 1258, data de atribuição da Carta de Foral a Viana da Foz do Lima, por El-Rei D. Afonso III, através da animação coordenada pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, com mais de uma centena de iniciativas, dinamizadas por grupos amadores e associações culturais e recreativas do concelho.

 “Sob o tema do reinado afonsino contamos com um leque de atores profissionais e amadores que, trabalhando em conjunto, pontuarão os dias medievais de Viana com diferentes, caraterísticas e muito divertidas animações de rua em que participarão, no total, mais de 220 pessoas, entre atores, músicos, bailarinos e figurantes que, no sábado à noite estarão em destaque”, explicou Ricardo Simões, diretor artístico da companhia de teatro.

 Nesta edição, o Teatro do Noroeste – CDV traz pela primeira vez à Feira Medieval um grupo internacional: os “Troula”, coletivo de animação de rua com forte tradição profissional na região espanhola da Galiza que fará as delícias do público no domingo, data de atribuição do Foral de Viana do Castelo, efeméride que será assinalada com atores, figurantes, música, fogo, artes circenses e pirotecnia.

 São esperados milhares de visitantes no centro histórico de Viana do Castelo, este fim de semana, para a X edição da Feira Medieval.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta