Viana do Castelo conquista quatro galardões nos Prémios Portugal Cinco Estrelas 2018

VIANA DO CASTELO

O município de Viana do Castelo conquistou quatro galardões nos Prémios Portugal Cinco Estrelas 2018. O concurso, que pretende destacar ícones de referência nacional, premiou, no concelho vianense, a Filigrana, a Praia do Cabedelo, o Templo-Monumento de Santa Luzia e as Festas de Nossa Senhora D’Agonia.

A entrega dos galardões aconteceu no Teatro Thalia, em Lisboa, esta quinta-feira, depois de a votação ter envolvido 205.895 consumidores. Portugal Cinco Estrelas é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada um dos 20 distritos ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, monumentos e património, aldeias e vilas e outros ícones de referência nacional, bem como premeia empresas portuguesas que se diferenciam a nível regional.

Na categoria Monumentos, o Templo-Monumento de Santa Luzia foi vencedor do Prémio Cinco Estrelas. No alto do Monte de Santa Luzia, ergue-se o Templo-Monumento de Santa Luzia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Visível a quilómetros de distância, o monumento coroa a cidade Princesa do Lima.

Na categoria de Festas e Romarias, uma das destacadas foi a Festa em Honra de Nossa Senhora da Agonia. Em agosto, a cidade enche-se de milhares de pessoas que assistem à veneração de Viana do Castelo à Senhora da Agonia, invocada pelos pescadores para que o mar lhes seja mais favorável.

Já na categoria Artesanato, a Filigrana foi vencedora, destacando-se assim o trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho. O metal é geralmente ouro ou prata, mas o bronze e outros metais também são usados. A filigrana foi utilizada na joalharia desde a antiguidade greco-romana, sendo ainda empregada em grande variedade de objetos decorativos.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta