Viana do Castelo recebe base de treinos e desenvolvimento de barcos de vela

0 203

VIANA DO CASTELO

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou com a NELO M.A.R o protocolo de colaboração estratégica para a implementação de uma Base Naval de Treino de Vela, a instalar no Centro Náutico de Vela. A cerimónia contou com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

O protocolo tem em conta a localização do Centro Náutico de Vela, as acessibilidades terrestres e marítimas, a proximidade das instalações daquela empresa como justificação para instalar a base em Viana do Castelo, tendo como entidade residente o Centro de Vela, que “desenvolve a sua atividade formativa, competitiva e lúdica associada ao Centro de Mar”.

A Base servirá para desenvolvimento e ensaios de novas embarcações para formação e competição, sendo que terá como parceiro a Vianasailing, uma empresa que irá efetuar o treino, coaching e atividades do projeto para apoiar atletas, velejadores e possíveis compradores nacionais e internacionais.

O protocolo de implementação estabelece a parceria de cooperação entre as diversas entidades, sendo que à Câmara Municipal cabe prestar o apoio logístico necessário para a implementação da Base, disponibilizar o espaço físico no Centro Náutico de Vela e promover e dinamizar o projeto junto da comunidade local, a nível nacional e internacional.

Esta Base Naval integra a política municipal de tornar Viana do Castelo numa Cidade Náutica, assente no projeto Centro de Mar que está a ser implementado desde 2010 enquanto projeto âncora no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar e assume-se como uma aposta, de entre o conjunto de operações que o constituem, no desenvolvimento da náutica de recreio e dos desportos náuticos enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma “cidade da náutica do atlântico”.

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta