Cinema :: XVIII Encontros de Cinema de Viana

0 137
Imagem de XVIII Encontros de Cinema de Viana

Os Encontros de Cinema de Viana, organizados pela Associação AO NORTE e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, decorrem de 2 a 7 de maio de 2018 e afirmam-se como uma experiência única no meio cultural da região e do país, ao proporcionar um espaço comum de partilha, formação e debate em que confluem estudantes de cinema e das escolas de região, cineclubistas de Portugal e da Galiza e público em geral, enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico.

Estão já abertas inscrições para três das atividades que irão decorrer:

Prémio PrimeirOlhar

O Prémio PrimeirOlhar distingue anualmente documentários realizados por alunos de escolas de cinema, audiovisuais ou comunicação, ou em contexto de formação noutros cursos de documentarismo. Podem concorrer participantes oriundos de Portugal, Galiza, Brasil e outros países de língua Portuguesa. Os documentários candidatos devem ter data de produção entre janeiro de 2017 e março de 2018, assim como uma duração inferior a 30 minutos. A inscrição na competição é gratuita e pode ser feita online em www.ao-norte.com até o dia 30 de março. No âmbito da competição, atribuir-se-ão dois prémios, ambos no valor de 1000 (mil) euros. O júri oficial da prova atribui o Prémio PrimeirOlhar enquanto a Federação Portuguesa de Cineclubes, em conjunto com a Federación de Cineclubes de Galicia, confere o Prémio PrimeirOlhar/Cineclubes.

Ação04!Festival de Vídeo Escolar

À semelhança das edições anteriores, o Festival procura filmes realizados por alunos dos ensinos básico e secundário, com a duração máxima de 10 minutos, nas categorias de ficção e de animação, realizados em contexto escolar e em que os alunos tenham desempenhado um papel ativo na sua produção. Ação04! pretende promover a produção audiovisual nas escolas, sensibilizar as escolas para a utilização do vídeo como ferramenta criativa e fomentar a educação para as imagens. O concurso Ação04! vai atribuir seis prémios com o valor de 500 euros cada em material audiovisual, distribuídos por tipo de narrativa e por nível de ensino, como forma de destacar os trabalhos com maior qualidade técnica, criatividade e nível de envolvimento dos alunos. As inscrições estão abertas até ao dia 23 de Março de 2018.

Os filmes selecionados para o Festival serão projetados no dia 2 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, altura em que serão anunciados os vencedores.

7.ª Conferência Internacional de Cinema de Viana

Encontram-se abertas até ao dia 25 de fevereiro as inscrições para a 7.ª Conferência Internacional de Cinema de Viana. Iniciada em 2012, a Conferência Internacional de Cinema, Castelo continuará a dar importância a duas temáticas relevantes: cinema e educação / cinema e escola e às múltiplas dimensões do cinema como arte, ciência, cultura, tecnologia. Este ano a conferência pretende também recordar ou re-cordar, trazer para o coração / centro, no ano centenário do seu nascimento, a figura relevante do cinema, da antropologia, da diversidade cultural, de África – Jean Rouch. Será realizada uma mesa redonda sobre os contributos inovadores de Jean Rouch para o cinema e para as Ciências Sociais, para a memória e história de África.

ARTIGOS SIMILARES

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta