XX CONGRESSO NACIONAL DA JS

Decorreu no fim de semana de 17 e 18 de dezembro o XX Congresso Nacional da Juventude Socialista. Congresso que se realizou na Póvoa de Varzim e contou com uma multidão de juventude. Muita política se debateu, muitas ideias saíram deste Congresso e saiu a certeza de que as bandeiras da Juventude Socialista continuarão a ser defendidas por todos nós, todos os dias! Liberdade, Igualdade e Fraternidade serão sempre os nossos maiores valores.

Durante este congresso, realizaram-se eleições aos órgãos nacionais da Juventude Socialista. No que respeita ao secretário-geral, João Torres terminou as suas funções de liderança na Juventude Socialista. Num congresso marcado pela emoção e reconhecimento a este grande líder, que foi, e é hoje, um exemplo a seguir para muitos jovens. A sua força, a sua vontade de fazer sempre mais na defesa pelo seu país, e acima de tudo, a proximidade mantida com os todos militantes fazem dele o nosso exemplo, a quem agradecemos todo o apoio e disponibilidade que demonstrou pelo Alto Minho ao longo destes 4 anos. Foi para nós um gosto poder fazer parte desta viagem de uma forma tão natural e genuína.

Para o lugar deixado por João Torres, foi eleito o novo secretário geral da JS, o camarada Ivan Gonçalves, este, é atualmente presidente da Federação Distrital de Setúbal da JS, e tal como o líder cessante, é deputado da Assembleia da República, pelo distrito de Setúbal. Temos a certeza que é a pessoa certa para continuar este caminho e o Alto Minho está e estará sempre ao seu lado na defesa de um futuro com direitos.

A par desta eleição decorreu a eleição para a comissão nacional da juventude socialista, presidida desde sábado pelo camarada Tiago Preguiça que sucede a Guido Teles. Os comissários nacionais são neste momento 105 efetivos, passando a Juventude Socialista do Alto Minho de 1 lugar efetivo para 3 lugares efetivos neste órgão. Luís Cruz da concelhia de Valença deixou este sábado as funções de comissário nacional, sendo eleitos os camaradas Joaquim Barroso de Vila Nova de Cerveira, Margarida Vasconcelos de Ponte da Barca e Tiago Rego de Viana do Castelo. Este congresso foi marcado também pela votação de uma alteração estatutária, que entre outras alterações, extinguiu a comissão política nacional da JS, neste órgão fomos representados nos últimos 2 anos pela camarada Rita Carvalho de Vila Nova de Cerveira.

Para além destes órgãos foram eleitas novas equipas para a comissão nacional de fiscalização económica e financeira, que contou nos últimos 2 anos com o camarada José Pedro Amaral de Ponte da Barca como membro efetivo, e para a comissão nacional de jurisdição, que contou nos últimos 2 anos com um presidente Alto Minho, o camarada Rui Lages de Caminha, camarada que desde sábado é um dos representantes da JS na Comissão Nacional do PS. Esta representação na comissão nacional do PS, contou até sábado com Marina Gonçalves, também ela Alto Minhota do Concelho de Caminha.  A par dos lugares efetivos contamos ainda com 3 suplentes repartidos pelos vários órgãos. São também desde sábado, militantes honorários da JS, Óscar Silva e Luís Cruz da Concelhia de Valença e Filipe Fernandes da Concelhia de Caminha.

Este congresso contou com o maior número de sempre de delegados Alto Minhotos, cerca de 18, e teve pela primeira vez na nossa história, representantes de todas as concelhias do Distrito.

Foi um fim de semana de vitórias para a Juventude Socialista, somos a maior juventude partidária deste país e somos uma equipa unida e coesa, que tem demonstrado que fazer política, cabe também, e cada vez mais, aos jovens! Nada disto teria sido possível, sem o excelente e empenhado trabalho, da Comissão Organizadora do congresso presidida pelo camarada Tiago Gonçalves.

                                                                                                                                            Carlota Borges

                                                                                                         Presidente da Federação da JS Alto Minho

ARTIGOS SIMILARES

0 191

SEM COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta