15.º Aniversário do Rancho Folclórico de Rubiães

0
15.º Aniversário do Rancho Folclórico de Rubiães

O Rancho Folclórico de Rubiães esta em comemorações do seu 15.º aniversário e, como tal, organiza, este ano, mais um Festival de Folclore, no dia 21 de julho na Junta de Freguesia de Rubiães.

Este festival tem como tema o linho, tendo exposto na sua decoração vários elementos ligados ao mesmo.

O festival terá início pelas 14:30h com o habitual desfile dos grupos convidados, havendo depois entrega das fitas comemorativas do 15.º aniversário e respectivas lembranças. Para abrilhantar a tarde de Folclore e deliciar o público irá estar presentes o “Rancho Folclórico As Janeiras” pertencentes à freguesia de Glória do Ribatejo – Salvaterra de Magos, distrito de Santarém e o “Rancho Etnográfico Os Pinhoeiros de Lobão” de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.

Por fim, mas não menos importante, o “Grupo Infantil e Juvenil da A.D.R. da Gandra” pertencente a Ermesinde, Porto.

O Rancho de Rubiães foi fundado no dia 04 de junho de 2004, por iniciativa de um grupo de senhoras desta freguesia que tinham como sonho dançar num Rancho Folclórico.

Desde então, este grupo tem vindo a representar a freguesia, não só em Portugal, mas também em França e Espanha. A sua apresentação passa pelo uso de trajes negros por uma simples razão; Rubiães é uma freguesia do concelho de Paredes de Coura situada no coração do Alto Minho, como tal, o grupo apresenta-se com os designados trajes domingueiros nos seus dançadores, e na parte da tocata os trajes são à base de linho e lã que eram os trajes utilizados nos trabalhos do campo.

Também por ser um grupo minhoto as suas danças baseiam-se em viras, chulas e canas verdes.

Este Rancho é composto por dois grupos, o infantil e o adulto que perfazem um total de, aproximadamente, 70 pessoas, tendo como principal missão representar os usos e costumes deixados pelos seus antepassados.

Para além dos instrumentos de percussão, o típico deste folclore são as concertinas, instrumento usual no Alto Minho.

15.º Aniversário do Rancho Folclórico de Rubiães

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here