Políticos e gestores são quem vê os salários mais aumentados

0

De acordo com os dados do INE, citados pelo DN,  no terceiro trimestre do ano, salários dos políticos e gestores portugueses aumentaram 7,1%, o dobro da evolução média nacional.

No terceiro trimestre, os ordenados deste grupo aumentaram para 1.630 euros mensais, cerca do dobro da média nacional, que aumentou para 891 euros por mês. De acordo com o Governo, isto está relacionado com o descongelamento de todas as carreiras da administração pública e com a eliminação gradual da sobretaxa do IRS.

Segundo  o Ministério das Finanças, este avanço salarial está relacionado com, pelo menos, dois fatores: “a 1 de janeiro iniciou-se o processo de descongelamento de todas as carreiras da administração pública (…) que vem permitir alterações obrigatórias de posicionamento remuneratório, progressões e mudanças de nível ou escalão”, escreve o DN.

Por zonas do país, a maior progressão salarial acontece no centro, onde os salários aumentaram 4,6% para 850 euros, e a norte, onde as subidas foram de 3,5% para 827 euros líquidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here