5ª edição do CouraVeg com ‘Desperdício Zero’

0
5ª edição do CouraVeg com ‘Desperdício Zero’

Gene Baur, considerado “a consciência do movimento pela alimentação” pela revista TIME, o cardiologista Robert Ostfeld, fundador e diretor do Programa de Bem-Estar Cardíaco no Montefiore Health System, Kevin Drew, coordenador sénior da Residential Zero Waste na cidade de São Francisco, e Rodrigo Sabatini, fundador da Novociclo e presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, são alguns dos oradores do maior congresso internacional sobre sustentabilidade e vida saudável, o CouraVeg – Congresso Internacional Paredes de Coura Vegetariana, que já vai na 5ª edição e reúne de sexta a domingo, 27 a 29 de setembro, especialistas e figuras públicas que abraçaram um modo de vida mais ético e sustentável.

“A preocupação com o impacto ambiental não é nos dias de hoje um assunto que não mereça debate, bem como a procura de uma alimentação cada vez mais saudável é preocupação crescente da nossa sociedade”, observa Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, que em parceria com a Associação Quinta das Águias desde 2015 tem promovido este Congresso Internacional que tem reunido peritos de diferentes áreas do saber, num painel multidisciplinar de oradores sobre o impacte do Homem no meio ambiente.

“Refletir sobre estes temas nos dias de hoje é pertinente porque assim estaremos mais próximos daquilo o que vai ser o nosso futuro. Até porque cada vez mais os nossos jovens procuram um padrão de alimentação flexível que seja uma alternativa à carne, através de dietas mais variadas e mais saudáveis”, acrescentou Vitor Paulo Pereira, sugerindo que “quem não compreende isto não compreende nada. E nós em Paredes de Coura desejamos, sem qualquer arrogância, caminhar à frente, ao mesmo tempo que respeitamos aqueles que pensam de forma mais tradicional ou conservadora. Não queremos ser diferentes, nem modernos, o que queremos é propor alternativas”.

‘Ice on Fire’, narrado por DiCaprio, do Festival de Cannes para CouraVeg

Aliás, neste âmbito, o CouraVeg não é uma iniciativa isolada, dado que o Município também promove, todos os anos, a Feira Anual de Troca de Sementes: “A educação, a informação e a partilha são das armas mais importantes para contrariar a crescente perda de muitas sementes”, sustenta o presidente da Câmara de Paredes de Coura, reforçando a importância “de preservar a biodiversidade biológica e incrementar as formas sustentáveis de produção de alimentos, porque simultaneamente contribuímos para uma alimentação mais saudável e um modo de produção mais justo”.

O CouraVeg é um Congresso Internacional anual, que se foca nos 3 pilares do Vegetarianismo: Ambiente, Saúde, Animais. Durante o CouraVeg, um painel multidisciplinar de oradores, cientistas, ativistas, políticos e outros especialistas vindos de todas as partes do mundo vão discutir o impacte do homem em diversas áreas: alterações climáticas, esgotamento de recursos naturais, perda de biodiversidade, saúde pública, bem-estar animal e outras questões éticas.

Arranca no primeiro dia com o documentário ‘Ice on Fire’, narrado por Leonardo DiCaprio, sobre como reverter o aquecimento global através de soluções inovadoras e que foi recebido com ovação de pé no último Festival de Cannes.

O evento de 2019 será o maior até à data, com dois auditórios a funcionar em simultâneo e cerca de 500 visitantes previstos. O tema principal deste ano será o ‘Desperdício Zero’. Vegetarianismo, ativismo eficaz, política, ciência e dicas práticas para uma vida mais sustentável serão alguns dos temas abordados em mais esta edição, sendo o desperdício um dos temas em debate e haverá ainda uma mostra de produtos e restauração amigos do ambiente.

Este ano, o CouraVeg conta com uma área exterior multifuncional e diversificada, uma área lounge, zona alimentar com espaço para refeições, feira de negócios e produtos eco-friendly, de merchandising, livros e produtos alimentares. Na zona alimentar, haverá food trucks e roulottes com uma oferta deliciosamente vegetariana e para todos os gostosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here