“A Torre” de Longos Vales

0
29
©Filipa Frois Almeida

No âmbito do projeto “Desencaminharte`18”, a instalação artística “A Torre”, de Still Urban Design e Miguel Seabra, localizada no Castro de S. Caetano, em Longos Vales, foi inaugurada no passado sábado, dia 24 de novembro, pelas 16h00.

Antes da cerimónia de inauguração estava prevista uma visita guiada ao Castro de S. Caetano que, devido à intempérie, não se realizou. Como alternativa, Odete Barra, arqueóloga do Município, fez uma comunicação sobre a importância histórica do Castro, na Capela de S. Caetano.

“A Torre” convida a uma reinterpretação do património arqueológico e natural, numa intrigante relação observador-objeto-paisagem. Uma peça única, limpa e despojada que sugere recolhimento e expansão, assemelhando-se a um leitor da paisagem próxima (castreja e medieval) e longínqua (vinhateira).

De acordo com os autores, presentes na inauguração, procurou-se, a nível construtivo e histórico, estabelecer uma ligação formal com as circulares construções castrejas, projetando o círculo como algo associado ao divino e à eternidade, bem como ao relacionamento existente entre o céu e a terra.

©Filipa Frois Almeida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here