Adrenalina, perícia e gastronomia no XLIII Rali à Lampreia

0
Adrenalina, perícia e gastronomia no XLIII Rali à Lampreia

Dias 29 de fevereiro e 1 de março, em monção

Adrenalina, perícia e gastronomia vão marcar o XLIII Rali à Lampreia. Um dos eventos mais mediáticos do concelho de Monção, que junta milhares de pessoas engloba prova noturna, no sábado, e provas diurnas, no domingo (manhã e tarde). Programa completa-se com III Passeio de Clássicos, II Boxes Gastronómicas e V Rali Gastronómico. 

O Município de Monção, em colaboração com várias entidades, promove, nos dia 29 de fevereiro e 1 de março, o fim-de-semana gastronómico dedicado à Lampreia do Rio Minho. O objetivo é divulgar este prato singular com tradição no concelho e dinamizar o setor hoteleiro em época baixa.

No fim de semana, 24 restaurantes do concelho juntam-se à iniciativa camarária, prometendo confecionar aquele afamado ciclóstomo com tradição, requinte e inovação. O ponto alto do programa será a realização do XLIII Rali à Lampreia, prova de perícia automóvel no centro histórico da vila, cuja primeira edição remonta ao ano de 1967, tendo sido interrompido, em duas ocasiões, num total de dez edições.

Com a presença previsível de meia centena de participantes de Portugal e Espanha, o Rali à Lampreia engloba, pelo segundo ano, uma prova noturna no sábado, a partir das 20h30. Tal como no ano passado, com assinalável sucesso, os motores vão “aquecer” mais cedo.

Nessa noite e no almoço de domingo, os restaurantes aderentes estão de portas abertas para receber visitantes e munícipes em mais uma jornada de promoção da Lampreia do Rio Minho e dos produtos vínicos do concelho. O arroz de lampreia é o prato mais comum, contudo, a oferta estende-se a outras formas de confecionar a lampreia.

Bancadas para melhor visibilidade e maior segurança

A segurança é prioritária neste género de provas desportivas. Atenta a essa circunstância, a autarquia tem vindo a melhorar os índices de proteção, procedendo, nesse sentido, à instalação de bancadas em vários pontos do percurso, facilitando uma melhor visibilidade ao público presente.

Juntamente com o Rali à Lampreia, a Câmara Municipal de Monção programou, com o apoio de vários parceiros, um conjunto variado de atividades lúdicas e recreativas, cujo objetivo consiste em diversificar a oferta turística para quem pretende visitar Monção.

Neste capítulo, no sábado destaca-se o III Passeio de Clássicos, com organização da Associação “Buraca da Moura”, o V Rali Gastronómico, e atividades para famílias (kart cross a pedais e tiros ao alvo), entre as 10h00 e as 17h00, no Parque das Caldas, em colaboração com a Subzone Extreme. No domingo, decorrem as II Boxes Gastronómicas.

O V Rali Gastronómico, entre as 17h00 e as 20h00, consiste num circuito pelos 7 bares aderentes à iniciativa, localizados no centro histórico e nas urbanizações envolventes, onde cada um vai apresentar um acepipe de lampreia. O percurso pelos bares é feito no comboio turístico ao som da Charanga “Algazarra Boys”. Em cada consumo, o participante valida o passaporte, recebendo no final uma lembrança.

Decorrendo entre as 10h00 e as 18h00, no Museu do Alvarinho, nas II Boxes Gastronómicas, com o apoio da Escola Profissional de Monção, estarão disponíveis iguarias confecionadas à base de lampreia e produtos vínicos da região, com destaque para o vinho Alvarinho. As Roscas de Monção, distinguidas como uma maravilha doce de Portugal, também estarão presentes numa mesa com sabores inesquecíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here