AECT Galiza – Norte de Portugal organiza o primeiro Encontro de AECT’s Espanha-Portugal

0
AECT Galiza - Norte de Portugal organiza o primeiro Encontro de AECT's Espanha-Portugal

AECT Galiza – Norte de Portugal organiza o primeiro Encontro de AECT’s Espanha-Portugal. O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Euroregião Galiza – Norte de Portugal (GNP, AECT) organiza o primeiro Encontro de AECT hispano-portuguesas, nos dias 16 e 17 de julho em Vigo (Galiza – Espanha).

Neste encontro vão estar presentes as AECT da Península Ibéria, bem como outras entidades de Portugal, Espanha e a União Europeia.

O evento tem como objetivo facilitar e fomentar a cooperação e o intercâmbio de experiências entre as AECT ibérias, bem como promover uma reflexão conjunta sobre o papel destas entidades na cooperação entre territórios transfronteiriços.

O programa conta com a participação de um importante painel de oradores: Slaven Klobucar – da Plataforma de AECT; Martín Guillermo – da ARFE; Ricardo Ferreira – Comissão Europeia, DG Regio; Teresa Sá Marques, Universidade do Porto; Emilio Canda, Subdireción General de Cooperación Territorial Europea .

Estará, também, presente o vicepresidente Consellero de Presidencia, Administraciones Públicas y Justicia, Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, e o Presidente da Comissão de Cooordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Fernando Freire de Sousa.

As AECT hispano-portuguesas terão a oportunidade de apresentar a sua entidade, os seus projetos, bem como debater e trocar experiências e boas práticas, assim como conhecer oportunidades e novos desafios no enquadramento da UE e analisar a possibilidade do desenvolvimento de projetos conjuntos.

O Programa termina com uma visita guiada às Ilhas CIES do Parque Nacional Marítimo Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galiza.

A AECT da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal é a primeira AECT da Península Ibérica e a terceira da Europa.

Um Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT), é uma entidade criada pela UE., Regulamento (EC) Nº 1082/2006, que proporciona um enquadramento jurídico comunitário, para conseguir a coesão territorial através da cooperação entre as autoridades nacionais, locais e regionais, mediante uma única instituição. É uma importante entidade europeia de cooperação transfronteiriça, para apoiar projetos cofinanciados pela União Europeia e ações impulsionadas pelas autoridades regionais ou locais..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here