AECT Rio Minho apresentou “Estratégia Rio Minho 2030” em Bruxelas

0
90

Uma delegação do recém-constituído AECT Rio Minho esteve em Bruxelas, para dar a conhecer à Comissão Europeia, os objetivos, os projetos e os planos de futuro do novo agrupamento territorial.

À procura de novos fundos europeus para a próxima década, o documento “Estratégia do Rio Minho 2030” esteve em destaque durante esta deslocação, acolhendo um feedback muito positivo das instituições auscultadas. A criação de uma “Intervenção Territorial Integrada” (ITI) para o rio Minho foi uma das reivindicações.

A comitiva encabeçada pelo diretor do AECT Rio Minho, Uxío Benitez, teve uma intensa jornada de trabalho ao reunir, durante dois dias, com o Comité das Regiões, a Direção Geral de Política Regional e Urbana (DG Regio), a Direção Geral de Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão da Comissão Europeia, a Comissão de Cooperação Territorial do Parlamento Europeu e o Movimento do Pacto dos Autarcas.

Além da participação nos projetos de cooperação transfronteiriça ‘Smart Minho’ e ‘Visit Rio Minho’, ambos cofinanciados por fundos FEDER, foi apresentada a “Estratégia Rio Minho 2030”, um documento elaborado ao longo dos últimos meses, sob a coordenação do AECT Rio Minho, através de consultas à cidadania, a organização de mesas sectoriais, o envolvimento das entidades públicas e a assessoria de um comité científico. Este trabalho vai culminar com um estudo em profundidade do território, o primeiro com estas características realizado na área geográfica em causa.

Durante os encontros, outro dos temas abordados foi a necessidade de garantir que “os fundos europeus destinados ao desenvolvimento de territórios transfronteiriços sejam realmente investidos nestas áreas geográficas”, explicou Benítez, defendendo a formulação de uma ITI para o território, que permita gerir as ajudas europeias “com eficácia”.

Da delegação do AECT Rio Minho fez ainda parte o Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista e a vogal do AECT Rio Minho e deputada da Deputación de Pontevedra, Montse Magallanes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here