ÁLBUM DE INÉDITOS DE JOÃO VERDE NA CASA-MUSEU DA UMINHO EM MONÇÃO

MONÇÃO

0

O  lançamento de Álbum de versos – inédito de João Verde, realiza-se hoje, dia 15 de julho (sábado), nas instalações da Casa Museu de Monção/Universidade do Minho, sitas em Monção.

Trata-se da publicação de uma edição facsimilada pela Casa Museu de Monção/Universidade do Minho de um álbum de versos inédito de João Verde, cujos direitos de publicação foram cedidos a esta Unidade Cultural da Universidade do Minho pelas proprietárias da obra, Regina e Adelaide Barreto Rodrigues.

Num texto de apresentação da edição desta obra pode ler-se uma breve descrição do álbum manuscrito por João Verde, cerca de 1890, sobre o qual Henrique Barreto Nunes organizador do volume, escreveu: «José Rodrigues Vale utilizou este exemplar intitulado “Poesie” para escrever alguns dos seus versos, certamente já passados a limpo, provavelmente com intenção de os publicar. O álbum, de 20×13 cm, é cartonado e revestido por um tecido decorado com flores que emoldura, na capa, uma pequena gravura reproduzindo uma cena com duas crianças patinando no gelo. Em relevo aparece-nos a palavra “Poesie”. As guardas são constituídas por papel tipo “conqueror”, que protegem 3 cadernos de 10 folhas cada debruadas a ouro. No primeiro encontramos, como se de frontispício se tratasse, uma outra gravura a cores de um cenário idílico e florido, ao gosto neo-romântico, em que de novo surge o título “Poesie” em caracteres bem desenhados em tons dourados, protegido por uma fina folha de papel de seda».

 No programa consta também um Recital de Poesia que será feito pelo Sindicato de Poesia.

O SINDICATO DE POESIA é uma associação cultural informal, de múltiplas vozes, que a partir de 1996 começou a surpreender, a sobressaltar os bracarenses com inesperados recitais e intervenções poéticas, divulgando poetas de nome consagrado ou outros que poucos conheciam, mantendo sempre uma coerência estética e de linguagem e uma qualidade performativa que rapidamente conquistaram e envolveram os amantes da palavra escrita e (bem) dita. Em Monção fará uma leitura original sobre a obra poética de João Verde.

 Este evento organizado pela Casa Museu de Monção/Universidade do Minho tem o apoio da Adega Cooperativa de Monção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here