ALUNOS DO 3º CEB “ENTRAM” NA HISTÓRIA DA TORRE DE LAPELA

MONÇÃO

0

Inaugurado no dia 28 de maio, o Núcleo Museológico da Torre de Lapela recebeu, até finais de setembro, 1799 visitantes, 1191 nacionais e 608 estrangeiros. Visando a divulgação daquele espaço cultural e turístico aos alunos do concelho, foram programadas visitas que tiveram início no dia 18 e terminam amanhã, dia 28. Esta tarde, professores e alunos da EBI de Tangil contaram com a presença do vereador das Atividades Socioculturais, Paulo Esteves. 

O Núcleo Museológico Torre da Lapela foi inaugurado no dia 28 de maio deste ano, tendo recebido, até finais de setembro, 1799 visitantes, 1191 nacionais e 608 estrangeiros. Com entrada gratuita, pode ser visitado aos sábados e domingos das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

No arranque deste ano letivo, o serviço educativo do município agendou um conjunto de visitas dos alunos do 3º CEB do concelho aquele espaço cultural e turístico. Tiveram início no dia 18 e terminam amanhã, dia 28, contemplando 215 alunos da EB 2.3 de Monção, da EBI de Tangil e da EPRAMI, ensino profissional.

Na tarde da última quinta-feira, professores e alunos da EBI de Tangil contaram com a presença do vereador Paulo Esteves. Além da fotografia coletiva, houve tempo para algumas conversas sobre a história da Torre de Lapela e, como não podia deixar de ser, da magnífica paisagem que esta, elegante e altiva, proporciona sobre o rio Minho, casario tradicional e margem galega.   

“Um local com muito para contar e uma panorâmica fantástica sobre a envolvente” referiu Paulo Esteves, acrescentando que “esta visita dos alunos do concelho tem como objetivo a divulgação da nossa história e a criação de um momento de aprendizagem fora da sala de aulas”

Após os trabalhos de reabilitação estrutural e espacial, a Torre de Lapela, conhecida como a melhor varanda sobre o rio Minho agora batizada como Núcleo Museológico Torre de Lapela, mantem a mesma postura imponente e mostra uma silhueta ainda mais atraente, garantindo um maior contacto com a história local.

Além de diversos painéis explicativos da história da Torre de Lapela e da sua função defensiva na orla do rio Minho ao longo dos séculos, pode-se visualizar um vídeo com imagens surpreendentes sobre a envolvente natural e fluvial daquele espaço histórico e cultural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here