Ambiente em oficinas com jovens de Cerveira e Tomiño

0

O Convento SanPayo em Vila Nova de Cerveira está a acolher, até ao próximo 11 de outubro, sexta-feira, cinco oficinas artísticas que pretendem promover a aproximação entre crianças e jovens da Eurocidade Cerveira-Tomiño, partilhando os valores da educação através de atividades criativas e da experimentação com materiais reutilizados.

Trata-se de um projeto impulsionado conjuntamente pelas Associações de Pais dos Centros Escolares de Cerveira e a Mesa de ANPAS dos Centros Educativos de Tomiño, no âmbito da última edição do Orçamento Participativo Transfronteiriço.

Com um limite de 200 participantes, as oficinas estão orientadas para os alunos do 5º ano de escolaridade, sensibilizando para o respeito para com o meio ambiente e fomentando o interesse pela arte e criatividade.

A atividade desenvolve-se em cinco sessões de duas horas de duração, com participação proporcional de alunos galegos e portugueses. A mensagem a transmitir incide sobre a importância de não poluir a natureza e de possibilitar uma segunda vida aos objetos dando-lhe um cunho mais criativo. Os alunos são desafiados a realizar exercícios de criação e de construção a partir da combinação de elementos encontrados no lixo e na natureza (folhas, paus, pinhas, pedras, garrafas e copos de plástico, entre outros). Os trabalhos resultantes desta iniciativa poderão ser visitados posteriormente numa exposição a ser inaugurada no Convento SanPayo.

De relembrar que o Orçamento Participativo Transfronteiriço é um projeto pioneiro na Euroregião Galiza-Norte de Portugal e uma das prioridades da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça da Eurocidade Cerveira-Tomiño, tendo sido cofinanciado a 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP, através de fundos FEDER da União Europeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here