António Costa, Rui Rio e Santana Lopes participam na Noite dos Tapetes em Viana

0
na Noite dos Tapetes em Viana

António Costa, Rui Rio e Santana Lopes participam na Noite dos Tapetes em Viana. António Costa, primeiro-ministro, e Rui Rio, presidente do Partido Social Democrata (PSD), vão estar, esta noite, em Viana do Castelo para a confeção dos tapetes floridos em honra de Nossa Senhora d’Agonia. Também Pedro Santana Lopes, presidente do partido Aliança, já anunciou que marcará presença no evento.

António Costa vai estar às 22h00, no Largo de São Domingos enquanto que Rui Rio aproveita a visita ao Alto Minho para marca presença em Caminha, na 21.ª edição da “Arte na Leira”, do artista Mário Rocha, a realizar em Arga de Baixo, pelas 18:00. Depois, irá à sede de campanha do PSD, pelas 20:00, na avenida dos Combatentes da Grande Guerra antes de se juntar à confecção dos tapetes.

na Noite dos Tapetes em Viana

A Romaria d’Agonia acontece até dia 20 de agosto, sendo que a história da romaria junta-se à história da Igreja d’Agonia. Data de 1674 a história da igreja em honra da padroeira dos pescadores. Na altura, foi edificada uma capela em invocação ao Bom Jesus do Santo Sepulcro do Calvário e, um pouco acima, uma capelinha devota a Nossa Senhora da Conceição.

Hoje, o nome da santa está associado à rainha das romarias e às múltiplas tradições da maior festa popular de Portugal: a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia, nascida em 1772 da devoção dos homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português para as celebrações religiosas e pagãs, que ainda hoje, são repetidas anualmente na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal. A Romaria d’Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here