Arcos com magia de Natal… e um “anjo” a guiar o visitante no centro do barroco

0
47
Chefe do município fala do evento, ladeado pelo vice-presidente da ACIAB e pelo vereador da Cultura

A magia de Natal também está a chegar aos Arcos de Valdevez. Mais de 60 eventos marcam a animação desta época de Natal (dezembro) promovida pela Câmara Municipal e pela Associação Comercial e Industrial (ACIAB), num investimento na ordem dos 60 mil euros e que, além da sede do concelho, passam pelo Mezio, Soajo e Paço de Giela. Para lá disso, a 15 de dezembro, sábado, ocorrerá a inauguração do Centro de Interpretação do Barroco, na Igreja do Espírito Santo, com um concerto de Rui Massena.

A instalação deste Centro passou pela celebração de um protocolo entre as autoridades religiosas (Paróquia/Diocese) e o Município de Arcos de Valdevez, mediante o qual aquele cede à autarquia, a título de comodato (uso gratuito, usado para o fim estipulado), aquele templo de período barroco (séc. XVII). Ali foram investidos cerca de um milhão de euros naquela que será a “porta de entrada” do roteiro do barroco no Alto Minho. Está dotado de modernas tecnologias, como a da “realidade aumentada”. Uma delas será a de o visitante poder colocar uns óculos especiais e, mediante isso, ser guiado por um “anjo barroco” (holograma) numa visita ao templo e ao barroco da região.

Já em termos de programação natalícia, no programa (extenso) salientam-se iniciativas como as feiras dos doces e do chocolate ou a feira da agricultura sustentável (7 a 9 de dezembro). Outros destaques passam pela iluminação de Natal, animação de ruas, monstras enfeitadas, Festa de Natal na Casa das Artes com jardins de infância e escolas primárias do concelho (11 a 13), o Mercado de Natal da Cruz Vermelha (18 a 23) e um Run Solidário cujo objetivo passa pela recolha de bens alimentares para serem entregues a instituições sociais do concelho (dia 23 de dezembro), uma corrida pedonal para a qual é convidada a população, além de um campo de férias no Mezio para jovens em idade escolar (dias 17 a 21) e Aventuras de Natal no Paço de Giela (dias 18 a 20 e 26 a 28),

Também, no Mercado Municipal, estarão disponíveis, entre 1 e 15 de dezembro, pinheiros de Natal (resultantes de cortes na floresta que se revelam necessários à sua proteção) no Mercado Municipal. São oferecidos, mas aconselha-se a inscrição prévia no mesmo local.

Uma nota, ainda, para o último dia do ano, a Festa de Passagem de Ano será assinalada pelo Relógio de Água existente no Largo da Lapa, e o programa “Somos Portugal”, da TVI. Já em janeiro de 2019, com um concerto, na Igreja do Espírito Santo, do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez (dia 4, sexta), e o Grande Concerto de Ano Novo pela Banda Musical de Arcos de Valdevez, no auditório da Casa das Artes no  (dia 5).

O programa, que envolve associações e instituições locais contempla ainda, entre outros pontos, um sorteio de Natal, cujos vencedores serão conhecidos no próximo 7 de janeiro. Mediante as compras nos estabelecimentos locais, os clientes ficam com um número no respetivo talão. Uma iniciativa que envolve 30 empresas patrocinadoras e igual número de cheques-prenda. Os prémios variam entre os valores de 2 500 e os 75 euros, num total aproximado de 8 300 euros.

Na apresentação do evento marcaram presença o presidente da Câmara, João Esteves; o vereador da animação cultural, Olegário Gonçalves; e Francisco Peixoto Araújo, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here