ATENÇÃO: PSP alerta para burlas através de MBWAY

0
ATENÇÃO: PSP alerta para burlas através de MBWAY

Alto Minho com cerca de 10 casos reportados

Nos últimos meses a Polícia de Segurança Pública tem detetado um volume invulgar de denúncias de burlas efetuadas através da aplicação informática de pagamentos e serviços MBWAY – uma aplicação que permite efetuar compras e transferências imediatas através de um smartphone ou de tablet.

Neste tipo de ocorrência, os suspeitos aproveitam o desconhecimento das pessoas relativamente a esta aplicação para conseguirem associar os cartões bancários das vítimas aos números de telemóvel que os próprios suspeitos utilizam ficando, desta forma, a controlar os cartões bancários das vítimas através da aplicação.

Na área de responsabilidade do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo foram reportadas, até ao momento, cerca de uma dezena de ocorrências em que os suspeitos utilizaram o método anteriormente descrito – a saber, nos municípios de Viana do Castelo e Ponte de Lima.

Numa das ocorrências, no dia 14 de janeiro de 2020, um suspeito contactou telefonicamente um senhor e disse estar interessado em adquirir um artigo que tinha colocado num site de compra e venda online, propondo-se a fazer o pagamento através da aplicação MBWAY. Perante o desconhecimento da vítima, o suspeito indicou que aquela se devia deslocar a uma caixa de multibanco, colocar o seu cartão, selecionar a opção MBWAY e depois introduzir o número de telefone do suspeito, bem como o código por ele fornecido, convencendo a vítima que, dessa forma, iria receber o valor acordado.

Numa outra ocorrência, a 22 de janeiro de 2020, um senhor foi igualmente contactado por um suspeito que pretendia efetuar uma reserva num estabelecimento de hotelaria e turismo, pagando através de MBWAY. Também nesta situação, o suspeito convenceu a vítima a deslocar-se a uma caixa multibanco e introduzir o número de telemóvel e o código fornecido pelo suspeito.

Perante o avolumar de situações semelhantes às descritas, o Comando Distrital de Viana do Castelo relembra as recomendações, entretanto, já difundidas pela PSP:

  • Se não compreende o funcionamento da aplicação MBWAY recuse o pagamento por esta via;
  • Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MBWAY antes de utilizar;
  • Tente sempre fazer os negócios de forma presencial;
  • Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
  • Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MBWAY.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here