Caminha reforçou medidas de segurança e vigilância fazendo das praias destinos de confiança

0
©Valemais

As quatro praias oceânicas do concelho – Caminha (Foz do Minho), Forte do Cão (Âncora), Moledo e Vila Praia de Âncora, e a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, apresentam a segurança e qualidade necessárias para que os banhistas, nesta época balnear especial marcada pela Covid 19, usufruam das praias em pleno.

Para proporcionar praias seguras aos que cá vivem e a quem visita o concelho, a Câmara Municipal de Caminha apostou nas condições de higiene e segurança.

Especial destaque para as três equipas de praia, que promovem ações de sensibilização no âmbito das medidas de prevenção da pandemia Covid 19.

Guilherme Lagido Domingos, vice-presidente do Município, fez uma visita a todas as praias do concelho, a fim de verificar o trabalho que está a ser devolvido por estas equipas de Assistentes de Praia, bem como confirmar as condições de segurança e higienização das praias.

Recorde-se que o tema da Bandeira Azul este ano é: “De volta ao mar, com a atitude de mudar”. A criação destas equipas é a novidade para esta época balnear, especial, marcada pela Covid 19.

Estas equipas são compostas por oito elementos, todos funcionários do Município. Cada praia conta com uma equipa de dois elementos, devidamente identificados, com o papel de aconselhamento e sensibilização.

Houve, também, a distribuição de flyers informativos e informações aos veraneantes para garantir o respeito das recomendações da Direção Geral de Saúde.

De salientar que estes Assistentes de Praia se deslocam, entre praias contíguas, de bicicleta. Esta é, também, uma forma de mobilidade amiga do ambiente.

O Município colocou dispensadores de álcool gel desinfetante nas entradas das praias, monitorizados com frequência pelas equipas de praia; reforçou a desinfeção dos chuveiros e lava-pés; reforçou a limpeza e higienização das instalações sanitárias; reforçou a desinfeção dos equipamentos de resíduos. Aumentou-se a frequência da recolha de resíduos nos recipientes espalhados pelas praias.

Reforçaram-se os sanitários públicos – com instalação de módulos na praia da foz do Minho, na zona norte da praia de Vila Praia de Âncora, na zona norte da praia de Moledo e na zona sul de Moledo. Foram colocados três postos de primeiros socorros: em Vila Praia de Âncora, na Foz do Minho e outro na praia das Azenhas, em Vilar de Mouros.

Foi colocada, também, sinalética informativa nos acessos aos areais no âmbito dos procedimentos de prevenção da pandemia Covid 19.

Foram adquiridos quatro novos equipamentos de bombagem para os sistemas de retenção da rede de drenagem de águas pluviais de Vila Praia de Âncora; foi reforçada a segurança no controlo do trânsito nos acessos à Praia da Foz do Minho, entre 1 de julho e 31 de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here