Caminha//CINEMA E SAÚDE MENTAL A PARTIR DE AMANHÃ

CAMINHA

0

Quatro filmes, com entrada livre, para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental

“A CASA ENCANTADA” de Hitchock, comentada pelos médicos Nelson Rodrigues e Eduardo Palha

 “A Casa Encantada”, um clássico da sétima arte, com realização de Alfred Hitchcock, abre amanhã em Caminha um ciclo de cinema sobre o tema “Saúde Mental”, numa organização conjunta do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAM e da Locus Cinemae – Associação de Cinema de Caminha, com o apoio da Câmara Municipal. A exibição começa às 21h45 e amanhã, dia 7 de outubro, vai ter lugar no auditório do Museu Municipal. Esta é uma forma de assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemora a 10 de outubro. No final da exibição, o filme será comentado por dois convidados, ambos médicos.

“À clínica psiquiátrica de Green Manors chega o jovem e prestigiado doutor Edwards (Gregory Peck) para substituir o velho diretor. O recém-chegado não se pôde integrar e verificou com receio que os restantes médicos haviam descoberto nele evidentes sintomas de amnésia e um grande complexo de culpa. Edwards pensa que é o culpado de um assassinato, mas não consegue recordar-se nem das circunstâncias que o envolveram no crime nem do local onde tal aconteceu. A bela e fria doutora Constance Peterson (Ingrid Bergman) sua apaixonada, irá desesperadamente demonstrar a sua inocência arriscando o seu prestígio profissional e inclusivamente, a sua própria vida” – esta é genericamente a história que se vai desenvolver na tela. O filme tem como referimos, assinatura, na realização, de Alfred Hitchcock, argumento de Ben Hecht e, na interpretação, conta com nomes como Michael Chekhov, Leo G. Carroll, Ingrid Bergman e Gregory Peck.

A entrada é livre e, no final, o filme será comentado por dois convidados, neste caso dois médicos: Nelson Rodrigues, da área de Medicina Geral e Familiar, e Eduardo Palha, interno do Departamento de Psiquiatria da ULSAM.

O Ciclo de Cinema e Saúde Mental continua dia 14, com exibição de “Uma Mente Brilhante”, de Ron Howard, comentado pela psiquiatra Luísa Quintela, médica do Departamento de Psiquiatria da ULSAM, e pelo presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves.

O terceiro filme, a exibir no dia 21, será “Uma Outra Mulher”, de Woody Allen, com comentários do presidente da Locus Cinemae, Artur Vilares, e do enfermeiro Ricardo Peixoto, da ULSAM, especializado em Saúde Mental e Psiquiatria.

O ciclo encerra no dia 28 deste mês, com a exibição do quarto filme, “Spider”, de David Cronenberg, comentado pela médica Belém Ruane, coordenadora da Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Caminha, e pelo diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAM, Aníbal Fonte.

Apenas o primeiro filme, amanhã, será exibido no auditório do Museu Municipal, enquanto os três posteriores terão como palco o Valadares, Teatro Municipal. As sessões começam sempre às 21h45 e a entrada é livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here