CENSO é única instituição do Alto Minho a obter prémio para séniores

0

O CENSO – Centro Social, Cultural e Recreativo das Freguesias de Messegães, Valadares e Sá  subiu, esta quinta-feira, dia 17, ao palco do CCB – Centro Cultural de Belém) para receber o Prémio “BPI La Caixa Sénior 2019”. Entre os mais de 200 candidatos de todo o país e 27 premiados, foi a única instituição do distrito de Viana do Castelo a receber esta distinção.

Conforme nos referiu uma responsável desta instituição monçanense, o projeto premiado “Memória e Movimento” visa promover o envelhecimento ativo através de várias abordagens. Para isso será criado o “Espaço Memória” e o “Estúdio de Movimento”.

O primeiro –  referiu-nos a gerontóloga Catarina Rodrigues – irá compreender sessões de terapia ocupacional; atividades de reminiscência, estimulação cognitiva, orientação para a realidade e plataformas digitais interativas, que permitam a realização de atividades sensoriomotoras, interação social e cognição com ecrãs tácteis, sensores de movimentos, comandos de voz e gestos.

No “Estúdio de Movimento” serão realizadas sessões de Pilates Clínico, de atividade física e reabilitação, em estrutura fixa e unidade móvel. O projeto será dinamizado por Terapeuta Ocupacional, Gerontólogo e Animador Sociocultural.

A Instituição foi já anteriormente agraciada com prémios pelo Ministério da Saúde, da Fundação EDP e da Fundação António da Mota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here