Centro histórico de Viana do Castelo recebe Feira Medieval

0
Centro histórico de Viana do Castelo recebe Feira Medieval

O centro histórico de Viana do Castelo recebe, até domingo, e em 15 ruas e praças, quase 80 momentos de animação no âmbito da Feira Medieval da cidade, numa viagem ao passado que este ano dedica especial atenção aos ‘feitiços’, bruxarias e varinhas mágicas reinventadas.

A edição mais participada de sempre da Feira Medieval envolve mais de 30 instituições, associações e coletividades, na 12.ª edição do evento que assinala igualmente os 761 anos sobre a outorga da Carta de Foral a Viana da Foz do Lima pelo rei D. Afonso III, em 18 de junho de 1258, numa organização da VianaFestas.

“A Feira Medieval de Viana do Castelo é reconhecida e apreciada pela sua qualidade e autenticidade, características que advêm da participação entusiasta das associações e instituições do concelho, tornando-a mais próxima da população. É uma Feira vivida e ansiada, marcando o início da animação de rua do Verão”, explicou Maria José Guerreiro, presidente da VianaFestas e Vereadora da Cultura na Câmara de Viana do Castelo.

A animação de quatro dias que promete mudar a cara do centro histórico da cidade é coordenada pelo Teatro do Noroeste – CDV que, em conjunto com os alunos do 1.º ano do curso de licenciatura em Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), vai também apresentar, durante a Feira Medieval, uma exposição de ‘varinhas mágicas’, patente nos antigos Paços do Concelho.

Espetáculos de fogo ao virar de cada esquina, demonstrações de grandes e pequenos ‘feiticeiros’ por entre o galope dos cavalos e os pregões das vendas, além de muita animação prometem encher as principais artérias do centro histórico da cidade, que vão ainda contar com 182 expositores de todo o país e da vizinha região da Galiza, em Espanha.

A cargo do Teatro do Noroeste – CDV estará ainda a interpretação de figuras vivas de feiticeiros, druidas e bruxas, no espaço da exposição, nos antigos Paços do Concelho, ao longo de quatro dias e três noites, das 10:00 às 00:00, numa iniciativa aberta a toda a comunidade.

Do programa dos quatros dias da Feira Medieval fazem parte vários momentos diários de dança, música, malabarismo e teatro, sempre recriando os costumes medievais, bem como oficinas temáticas, nomeadamente para “pequenos guerreiros” ou de cetraria, neste caso para ensinar a tratar e treinar falcões, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here